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O movimento #OCUPATUDOCHARQUEADAS: um ato educativo para a participação em tempos de crise do Sistema-Mundo

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Autor Krumel, Ana Paula da Costa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1161509318317321;
Orientador Viola, Solon Eduardo Annes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3451622343560365;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O movimento #OCUPATUDOCHARQUEADAS: um ato educativo para a participação em tempos de crise do Sistema-Mundo;
Resumo Esta tese trata do movimento de ocupação estudantil #OCUPATUDOCHARQUEADAS, que ocorreu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, no município de Charqueadas-RS, no segundo semestre de 2016. Este movimento está relacionado aos movimentos antissistêmicos que eclodiram em 2011 no Oriente Médio e se expandiram ao redor do globo em eventos massivos que apresentaram semelhantes estratégias de luta, mobilizações, organização e perfil dos manifestantes. Essas manifestações globais contestaram os efeitos das políticas neoliberais, no período de crise do ciclo sistêmico de acumulação estadunidense. Elas questionaram os modos de subjetivação contemporâneos, característicos das suas contradições. As ocupações das escolas públicas no Brasil constituíram-se como uma movimentação social em oposição aos planos da agenda do governo nacional. A compreensão interpretativa do movimento de ocupação estudantil foi feita por meio de uma leitura macrossociológica a partir do aporte teórico de análise do Sistema-Mundo. Nessa perspectiva, os movimentos sociais foram analisados como atores nas sociedades modernas, considerando o contexto sociocultural no qual eles se produzem e reproduzem. Para tanto, foi necessário compreender o sistema capitalista de produção da vida no Sistema-Mundo moderno, interpretar os movimentos antissistêmicos e suas estratégias de ação no período atual de crise do Sistema-Mundo; recuperar a memória da história da educação brasileira e dos movimentos sociais de resistência e analisar os movimentos de ocupação estudantil e suas relações com os movimentos globais de protestos iniciados em 2011. A tese foi estruturada a partir da relação entre as categorias de análise globalização, poder e resistência. A globalização foi compreendida como um processo dialético na estrutura sócio-histórica do Sistema-Mundo, pois, ela cria condições para a integração das relações econômicas internacionais e para a organização dos movimentos antissistêmicos. O poder foi analisado no interior dos movimentos de ocupação a partir de novas posturas em relação à ação política dentro dos movimentos sociais. A Resistência constituiu-se por meio da ação dos sujeitos, os quais perceberam-se como sujeitos de direitos. As estratégias de luta do movimento #OCUPATUDOCHARQUEADAS foi um processo fundado na ação, em busca por democracia participativa.;
Abstract This thesis is about the student occupation movement #OCUPATUDOCHARQUEADAS, hat took place in the Federal Institute of Education, Science and Thecnology Sul-Rio-Grandense, in Charqueadas, Rio Grande do Sul, in the second semester of 2016. This movement is related to the antisystemic movements that occurred in the Middle East in 2011 and spred around the world as massive events that presented similar struggle strategies, mobilizations, organization and protester profiles. These global manifestations contested the political effects of neoliberalism in the crisis period of the American systemic cycle of accumulation. They questioned the forms of contemporary subjectivation typical of capitalism and its contradictions. The occupations in public schools in Brazil consisted on a social movement against the plans of the national government agenda. The interpretative understanding of the student occupation movement was made through a macrosociological perspective based on the World–System analysis. In this perspective, the social movements were analysed as actors in the modern societies, taking into account the sociocultural context in which they are produced and reproduced. Therefore, it was necessary to understand the capitalist system of life production in the modern World-System; to interprete the antisystemic movements and their strategies of action in the current period of crisis of the World-System; to recover the memory of the Brazilian education and of the social movements of resistance and to analyze the student occupation movements and their relations with the global movements of protests that began in 2011. The globalization was understood as a dialectical process in the socio-historical structure of the World-System, because it creates conditions for the integration of international economic relations as well as for the organization of anti-systemic movements. The power was analysed inside the occupation movements taking into account new postures regarding the political action of the social movements. The resistance was constituted through the action of the subjects, who perceived themselves as subjects of rights. The struggle strategies of the movement #OCUPATUDOCHARQUEADAS was a process based on the actions in search of participatory democracy.;
Palavras-chave Crise sistêmica; Democracia participativa; Ideias pedagógicas; Ocupação estudantil; Sistema-Mundo; Participatory democracy; Pedagogical ideas; Student occupation; Systemic crisis; World-System;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-01-08;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9211;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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