Autor |
Saldanha, Manoela Atarão da Rocha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2084341860790912; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A sucessão de diretores escolares nos colégios da Rede Marista : um enigma em movimento; |
Resumo |
Esta pesquisa tem como tema a sucessão de diretores escolares da educação básica privada e apresenta um estudo de caso realizado nos dezoito colégios pagos da Rede Marista. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de sucessão existente na Rede Marista, para o cargo de diretor escolar, propondo estratégias que qualifiquem e profissionalizem o plano sucessório de gestores. Como objetivos específicos, buscou-se: analisar e compreender o perfil e as competências necessárias para os diretores da instituição; reconhecer as necessidades dos colégios maristas, quanto ao processo de identificação, retenção e desenvolvimento de lideranças, especialmente referentes ao cargo de diretor escolar; propor estratégias para a sucessão do cargo de diretor escolar em um colégio marista. Para atingir as intencionalidades do trabalho, foram estudados os conceitos de educação, gestão educacional e escolar, liderança e o diretor escolar, bem como a compreensão de sucessão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com análise de documentos institucionais, entrevistas com os executivos da Rede Marista e aplicação de questionário para os atuais diretores dos colégios, como ferramentas de coleta de dados. Utilizando o método de análise de conteúdo foi possível identificar que não existe um padrão de perfil específico para ser diretor, devido as inúmeras variáveis que permeiam a comunidade escolar. Apesar disso há o mapeamento de competências para todos os cargos, incluindo o diretor. Quanto ao processo sucessório evidenciou-se a necessidade de sistematização e oficialização das práticas que ocorrem atualmente, sendo que o planejamento de sucessão é o tema de maior relevância neste processo. Como proposta de intervenção foi elaborado um mapa de estratégias de sucessão a partir sistematização das ações já existentes aliadas a algumas iniciativas indicadas por esta pesquisa. Como resultados observou-se que a Rede Marista precisa ter um olhar para um modelo de sucessão processual e formativo, que vai se construindo e desdobrando à medida que o profissional avança e pode ser ajustado durante a trajetória profissional da pessoa.; |
Abstract |
The main topic of the actual research is succession of principals in the nonpublic basic education, presenting a case study proceeded in the eighteen private schools of Marist Network. As a general goal it has been set analyzing the already existing process of principal's succession, which is currently adopted by the Marist Network. Such analysis focus specifically on the principal's position, suggesting strategies for qualifying and increasing the professionalism of such succession. As specific goals, it has been sought: To analyze and comprehend the profile as well as the required skills for the principals within the organization; To recognize the necessities of Marists' schools related to the process of identifying, retaining and developing the leadership, taking into account the principal's role; To propose strategies for the succession of the principal position in a marist school. In order to achieve the research aimed results, some relevant concepts have been studied suchlike education, education and school management, leadership and the school principal together with the succession process comprehension. The present research is a qualitative one, counting on collect data procedures as document analysis of organizational records, interviews carried out with the Marist Network's executives and also surveys applied to the schools principals. By applying the content analysis method it was possible to establish there is no specific standard profile for becoming a school principal because there are many different variables that permeate the school community. Despite not having a principal standard profile, there is a competence map for all positions including the principal one. Regarded to the succession process, evidences point to the requirement of making the actual practises more systematic and bringing it into the light of an official and formal procedure. The planning of succesion is considered the most important issue to be approached in the process at this time. It has been formulated a map of strategies for succession, as a proposal intervention. The map was based on the systematization of the existing practices allied to some actions raised by this research. It has been observed, as a result, that Marist Network should look for a procedural and formative model of succession, which keeps on rebuilding and unfolding as the professional advances. That model can be adjusted along the professional journey of each person.; |
Palavras-chave |
Gestão Educacional; Sucessão; Sucessão de Diretores; Diretor Escolar; Rede Marista; Educational Management; Sucession; Succession of School Principals; School Principals; Marist Network; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-04-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9174; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |