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“Não tem material didático para surdo; eu pesquiso a vida inteira”: impressões de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o ensino e material didático para surdos

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Autor Steyer, Daiana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9807688384467862;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Não tem material didático para surdo; eu pesquiso a vida inteira”: impressões de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o ensino e material didático para surdos;
Resumo Esta dissertação tem por objetivo promover reflexões acerca de realidade escolar no que tange ao ensino de língua de sinais e língua escrita, assim como às perspectivas das professoras em relação a materiais didáticos utilizados em sala de aula. Inicialmente, assume-se como construto teórico a Teoria Sociocultural (VYGOTSKY, 1988), que concebe a linguagem na interação promovendo diferentes experiências necessárias para o desenvolvimento social e cultural do aluno. Em seguida, reflete-se sobre as principais peculiaridades surdas (LEBEDEFF, 2017); (THOMA et al., 2014) e sobre o que dizem os autores, como Leffa (2007) e Sarmento (2016), sobre seleção e elaboração de materiais didáticos de ensino de língua. Seguem-se considerações acerca dos materiais didáticos específicos para o público surdo. (COSTA; SANTOS, 2018; KARNOPP, 2006; QUADROS; SCHMIDIET, 2006). Tais ponderações teóricas voltam-se a dados de entrevistas semiestruturadas (gravadas em áudio) realizadas com quatro professoras de português, Libras e inglês para surdos, em duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A entrevista voltou-se para reflexões das professoras em relação as suas concepções de linguagem, seus objetivos e impressões ao ensinar tais línguas para seus alunos. Abordam-se também os recursos utilizados em sala de aula, seus critérios de escolha e/ou elaboração de materiais em atenção a peculiaridades surdas e, enfim, o que essas educadoras consideram essenciais em um material didático. Entre as constatações deste trabalho, ressaltam-se os obstáculos indicados pelas educadoras no tratamento de duas línguas de modalidades diferentes em sala de aula. Destaca-se também que o ensino produtivo e significativo de cada uma das línguas, a escolha e/ ou elaboração dos materiais didáticos, assim como a forma como se lida com os recursos em sala de aula, depende, diretamente, da concepção de língua e de surdez das professoras. Os resultados oferecem contribuições aos professores, aos profissionais da educação de surdos interessados na elaboração de materiais didáticos e aos próprios surdos, pois permitem repensar práticas e recursos de ensino a fim de que haja aprendizagens significativas, produtivas e de qualidade.;
Abstract This dissertation aims to promote reflection upon school reality related to the education system of sign language and written language, as well as teachers’ perspective associated with didactic material applied in classrooms. Initially, it was assumed as theoretical construct in the sociocultural theory (VYGOTSKY, 1988), which conceives the language in interaction encouraging different experiences necessary to the student social and cultural development. Afterward, there is a reflection upon the main deaf peculiarities (LEBEDEFF, 2017); (THOMA et al., 2014), and what the authors mention, as Leffa (2007) and Sarmento (2016), about the selection and preparation of didactic material in language teaching. Moreover, there are considerations concerning the specific didactic material for deaf people. (COSTA; SANTOS, 2018; KARNOPP, 2006; QUADROS; SCHMIDIET, 2006). Such theoretical reflections are discussed through semi-structured interviews (audio recorded) generated by four Portuguese teachers, Libras and English for the deaf, in two schools located in the metropolitan region of Porto Alegre. The interview focused on teachers’ reflections upon the relation between their concepts of language, objectives and perceptions when teaching the languages to students. Also, material used in classroom are approached, their selection criterion and/or resource elaboration taking into consideration the deaf particularities and, finally, what educators consider essential in a didactic resource. Based on the findings identified in this paper, the impediments described by the educators, in the conduction of two languages in different modalities in the classroom, are emphasized. In addition, it was underscored the constructive and meaningful teaching related to each language, the selection criterion and/or didactic material elaboration, even as the manner of how to deal with the resources in classroom, depend directly on the concepts of language and the teachers’ deafness. The outcomes offer contribution to teachers, education professionals for the deaf concerned with the didactic material elaboration and with the deaf specially, because it allows to rethink practices and teaching resources in order to establish meaningful, productive and quality of learning.;
Palavras-chave Ensino de surdos; Ensino de L2 para surdos; Material didático para surdos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-02-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9113;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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