Resumo:
A pesquisa tem como objetivo analisar os saberes/conhecimentos sobre os surdos que circularam e circulam nos currículos dos cursos de formação de professores para trabalhar com surdos no Estado do Rio Grande do Sul, no período entre 1984 a 2004. O material de pesquisa analisado é composto por dois currículos de cursos de graduação e três currículos de cursos de capacitação. A pesquisa insere-se no campo dos Estudos Pós-Estruturalistas e dos Estudos Surdos. As ferramentas analíticas de norma e normação/normalização, pensadas a partir das teorizações dos Estudos Foucaultianos, possibilitaram identificar conhecimentos clínico-terapêuticos e culturais atuando nos currículos de formação. O exercício analítico sobre o material de pesquisa mostrou que: 1) o olhar dos professores, mesmo daqueles que dizem estar preparados para trabalhar com surdos, ainda está alicerçado na necessidade de comparação entre surdos e ouvintes; 2) a forte presença do ouvinte nos currículos de formação fez com que os surdos, ao falarem de si, tivessem sempre como referência o ouvinte; 3) os discursos instituídos pelas práticas da Educação Especial colocam em funcionamento estratégias que visam à normalização dos surdos; 4) deslocamentos estão ocorrendo frente à inserção de saberes que problematizam a surdez cultural, tendo como base autores que abordam a cultura surda num viés antropológico-cultural; 5) mesmo que nos currículos de formação apareçam outras formas de olhar para os surdos, produzidas a partir de práticas discursivas que visam a dizer de um surdo cultural, de língua e identidade próprias, constituídas a partir de sua diferença, os surdos continuam capturados dentro da Educação Especial e na oposição binária entre surdos e ouvintes, derivada dos processos de normalização típicas da Modernidade.