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Autor Braun, Maria Isabel Paulo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0487418967519889;
Orientador Wolff, Fabiane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9999861571309675;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Um estudo sobre as relações entre design e governança;
Resumo A velocidade de transformação do mercado demanda a antecipação de tendências para o futuro. Repensar estratégias para suportar incertezas exige mudar o mindset e buscar novas práticas de gestão que gerem diferencial competitivo e performance superior. A Gestão de Design vem buscando formas de se inserir como uma dessas estratégias, obtendo sucesso por meio da inovação. A governança funciona como suporte às constantes adversidades, promovendo segurança nos processos de tomada de decisão e possibilitando a definição de novas estratégias com riscos mitigados. Diante deste cenário, este estudo pretende entender as relações existentes entre design e governança a partir de um estudo teórico de ambas as áreas e de uma pesquisa de campo com atores do contexto organizacional. Optou-se por utilizar a abordagem explorátoria e uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com entrevistas semiestruturadas e em profundidade. O referencial teórico viabilizou identificar relações comuns entre Design e Governança, justificando a relevância de compreender as possibilidades de uso do design como elemento de transformação da estratégia corporativa. Foi possivel verificar que design e governança estão olhando na mesma direção por meio das quatro forças de design (BORJA DE MOZOTA, 2006), referindo-se ao seu potencial de promover e sustentar a inovação como motor de crescimento das organizações. Nesta mesma linha, as boas práticas de governança corporativa (IBGC, 2015), funcionam como uma proteção para que haja espaço para correções de rota, sem ameaças não calculadas à estabilidade do negócio. As duas teorias se complementam e abrem espaço para a discussão que deve estar em pauta em todas as áreas: as novas formas de diferencial competitivo e de geração de valor por meio da inovação.;
Abstract The speed of market transformation demands forecasting future trends. Rethinking strategies to support uncertainties requires changing the mindset and seeking new management practices, generating competitive advantage and superior performance. Design Management has been looking for ways to insert itself as one of these strategies, succeeding through innovation. Governance supports constant adversity, promoting safe decision-making processes and enabling new strategies with mitigated risks. In this scenario, this study aims to understand the relationship between design and governance from a theoretical study of both areas and a field research with actors of the organizational context. We chose to use the exploratory approach and a qualitative, bibliographic and field research, with semi-structured and in-depth interviews. The theoretical framework made it possible to identify common relationships between Design and Governance, justifying the relevance of understanding the possibilities of design as a transformation element of corporate strategy. It was possible to verify that design and governance are looking in the same direction through the four powers of design (BORJA DE MOZOTA, 2006), referring to their potential to promote and sustain innovation as a growth engine of organizations. Along the same lines, good corporate governance practices (IBGC, 2015) act as a safeguard to allow room for route corrections, without any unimportant threats to business stability. The two theories complement each other and enable the discussion that should be on the agenda in all areas: the new forms of competitive differentiation and value creation through innovation.;
Palavras-chave Design; Gestão de Design; Governança Corporativa; Inovação; Diferencial Competitivo; Geração de Valor; Design; Design Management; Corporate Governance; Innovation; Competitive advantage; Value creation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-11-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9068;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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