Resumo:
A velocidade de transformação do mercado demanda a antecipação de tendências para o futuro. Repensar estratégias para suportar incertezas exige mudar o mindset e buscar novas práticas de gestão que gerem diferencial competitivo e performance superior. A Gestão de Design vem buscando formas de se inserir como uma dessas estratégias, obtendo sucesso por meio da inovação. A governança funciona como suporte às constantes adversidades, promovendo segurança nos processos de tomada de decisão e possibilitando a definição de novas estratégias com riscos mitigados. Diante deste cenário, este estudo pretende entender as relações existentes entre design e governança a partir de um estudo teórico de ambas as áreas e de uma pesquisa de campo com atores do contexto organizacional. Optou-se por utilizar a abordagem explorátoria e uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com entrevistas semiestruturadas e em profundidade. O referencial teórico viabilizou identificar relações comuns entre Design e Governança, justificando a relevância de compreender as possibilidades de uso do design como elemento de transformação da estratégia corporativa. Foi possivel verificar que design e governança estão olhando na mesma direção por meio das quatro forças de design (BORJA DE MOZOTA, 2006), referindo-se ao seu potencial de promover e sustentar a inovação como motor de crescimento das organizações. Nesta mesma linha, as boas práticas de governança corporativa (IBGC, 2015), funcionam como uma proteção para que haja espaço para correções de rota, sem ameaças não calculadas à estabilidade do negócio. As duas teorias se complementam e abrem espaço para a discussão que deve estar em pauta em todas as áreas: as novas formas de diferencial competitivo e de geração de valor por meio da inovação.