Resumo:
Na Educação Superior, a atenção sobre as práticas voltadas para a avaliação institucional nas últimas décadas, tem sido enfatizada como uma forma de responder à sociedade sobre a razão de existir dessas instituições e, com isso, firmarem suas identidades. A Autoavaliação aplicada nas Instituições de Educação Superior a partir da promulgação da lei que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, é o tema de interesse desta pesquisa, com o objetivo de investigar como o engajamento na autoavaliação institucional, imposta por este sistema, pode contribuir nos processos de identidade de indivíduos alcançados por ela em uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Investigar como se dá o engajamento na autoavaliação institucional da Unioeste e se esse engajamento pode contribuir nos processos de identidade desses indivíduos é nosso objetivo principal. Na proposta metodológica para desenvolver a pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos integrantes da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Unioeste e com utilização do estudo biográfico, que consiste em estudar os indivíduos a partir da descrição de acontecimentos significativos, por meio de documentos ou de seus depoimentos, com aplicação de entrevistas em profundidade aos coordenadores da CPA e de uma comissão setorial, a partir de 2012. Para atingir os objetivos propostos, ancoramo-nos no referencial teórico da sociologia compreensiva de Max Weber, que tem a preocupação centrada em extrair os mais diversos sentidos percebidos em um mesmo fenômeno, por meio das ações humanas. Como estratégia para alcançar as respostas ao problema que desencadeou esta pesquisa, utilizamos a abordagem fenomenológica de Alfred Schutz. O conceito de identidade é explorado a partir da perspectiva sociológica, tendo como principais referências Claude Dubar, J. Ivo Follmann e Stuart Hall. Contrapondo a ideia de processos de identidade à ideia de processos de alienação reforçamos a constatação de que na autoavaliação institucional o engajamento dos envolvidos tem claras repercussões pessoais e institucionais. A reciprocidade de projetos voltados para o autoconhecimento pessoal e institucional é mostrada como uma das possibilidades de superação dos obstáculos que impedem a formação de uma cultura avaliativa promotora de um modelo de avaliação idealizado pelos indivíduos alcançados por esta pesquisa: uma Avaliação Diagnóstica Formativa.