Resumo:
O trabalho “O desenvolvimento de um chatbot para auxiliar na identificação e listagem de normas do BACEN para fintechs de crédito” faz uma exposição inicial sobre o que é fintech e como está ocorrendo o crescimento desse mercado em nível nacional e internacional, bem como demonstra o grande volume de normas do Banco Central do Brasil (BACEN) com as quais essas fintechs se deparam e a dificuldade de um advogado analisar esse volume de normas. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um software, com interface de um chatbot, para ser utilizado por advogados para responder essencialmente duas perguntas: qual tipo de fintech de crédito a empresa é? E quais normativas do BACEN a fintech deverá cumprir? Além disso, o trabalho também demonstra como foram as etapas de desenvolvimento do chatbot, desde a concepção inicial, desenvolvimentos iniciais, testes e validação da versão final, utilizando o método de pesquisa do Design Research e o método Lean Startup de desenvolvimento de software. Por fim, esta dissertação faz um comparativo do tempo de trabalho de um advogado analisando as normativas do BACEN, com e sem o auxílio do chatbot desenvolvido, sendo demonstrado que os advogados conseguem responder um caso em 32,77 horas de trabalho e, com o auxílio do chatbot, conseguem responder um caso em 00:01:24,3. Foi possível tirar algumas conclusões importantes, como o crescimento do mercado de fintechs; o surgimento dos marcos regulatórios envolvendo fintechs de crédito; o início de utilização da tecnologia pelo mercado jurídico; e o benefício do uso de tecnologia para tornar o trabalho do advogado mais eficiente e assertivo.