Autor |
Silva, Eliane Soares da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2323998234155820; |
Orientador |
Locatelli, Ederson Luiz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0270848871768233; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Diretor, libera a chave do laboratório de informática!” O gestor escolar como promotor da cultura digital na escola pública; |
Resumo |
O avanço tecnológico tem provocado a eclosão de uma nova cultura, a cultura digital, que vem modificando pensamentos e intervindo no modo de vida das pessoas. A escola, como espaço de construção de conhecimentos e formação de pessoas, não pode ficar alheia à inserção das novas tecnologias digitais em seu fazer pedagógico. Observa-se a necessidade do surgimento de uma nova escola com metodologias diferenciadas e voltadas para o cidadão que vive a cultura digital em seu dia a dia, exigindo dele múltiplas competências. O gestor também é desafiado a mudar para atender a demanda que surge pelo avanço tecnológico e descentralização de serviços na escola. Este estudo parte de questionamentos em relação ao papel do gestor frente às novas tecnologias presentes no contexto escolar. Busca-se argumentar e compreender sobre a importância do papel do gestor para o desenvolvimento da cultura digital na escola a partir da participação dos gestores no Curso Gestão Escolar e Tecnologias, idealizado e promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE da 27ª Coordenadoria Regional de Educação do RS. Como esta pesquisa incluiu um estudo empírico com base nas experiências vividas no contexto profissional desta pesquisadora, a metodologia foi delineada como estudo de caso e uma abordagem qualitativa, numa pesquisa descritiva explicativa. A fonte de dados envolveu três gestores e parte do Projeto Político Pedagógico - PPP de três escolas da rede pública estadual, utilizando a observação, entrevista e análise documental como instrumentos de pesquisa. Nesse sentido, a pergunta para esta pesquisa parte de dúvidas em relação às ações de gestão da escola (micro) contextualizadas nas políticas de tecnologias educacionais (macro). No desejo de saber como os gestores de escolas públicas estaduais de abrangência da 27ª Coordenadoria Regional de Educação/RS estão promovendo o desenvolvimento da cultura digital na escola após participar do Curso Gestão Escolar e Tecnologias promovido pelo NTE/RS, busca-se analisar de que forma o gestor articula as atividades nos âmbitos administrativo e pedagógico mediados pelas tecnologias digitais, identificar e analisar de que forma o PPP da Escola contempla a cultura digital e examinar as ações que evidenciam que o gestor escolar está contribuindo para que as políticas de tecnologias educacionais sejam colocadas em prática nas escolas. Os resultados desta pesquisa envolveram reflexão sobre a necessidade de atualização dos conteúdos propostos no Curso Gestão Escolar e Tecnologias no que se refere ao planejamento estratégico e metodologias de ensino. Em relação à presença da cultura digital na escola pública, identificou-se que gestores iniciaram esta proposta a partir de sua participação no Curso de Gestores, motivando professores e gestores a participarem de Cursos oferecidos pelo NTE, envolvendo os recursos tecnológicos digitais presentes nas escolas. E, com a adesão ao Programa Educação Conectada, gestores instalaram internet de qualidade nas escolas. Enfim, evidenciou-se, na pesquisa, tendo como base os dados analisados, que há necessidade de mais investimentos em formação continuada de gestores e professores para que as políticas de tecnologias educacionais atinjam suas finalidades e que a cultura digital vivenciada na sociedade atual faça parte da cultura escolar. E, como proposta de intervenção, pretende-se qualificar o Curso Gestão Escolar e Tecnologias, tanto na dimensão teórica no que se refere à gestão democrática na escola quanto nas competências necessárias para o gestor escolar na sociedade contemporânea.; |
Abstract |
Technological advancement has triggered the emergence of a new culture, the digital culture, which has been changing thoughts and intervening in people's lifestyles. The school as a space for knowledge construction and training of people can not be oblivious to the insertion of new digital technologies in their pedagogical practice, there is a need for the emergence of a new school with different methodologies and focused on the citizen who lives the culture. day to day, demanding multiple skills from it. The manager is also challenged to change to meet the demand that arises from technological advancement and decentralization of services at school. This study starts from questions regarding the role of the manager facing the new technologies present in the school context. It seeks to argue and understand the importance of the role of the manager for the development of digital culture in the school from the participation of managers in the School Management and Technologies Course, designed and promoted by the Educational Technology Center - NTE of the 27th Regional Education Coordination. from RS. As this research included an empirical study based on the experiences lived in the professional context of this researcher, the methodology was outlined as a case study and a qualitative approach, in an explanatory descriptive research. The data source involved three managers and part of the Pedagogical Political Project - PPP of three state public schools, using observation, interview and document analysis as research instruments. In this sense, the question for this research comes from doubts regarding the school management actions (micro) contextualized in the educational technology policies (macro). In order to know how the managers of state public schools of the 27th Regional Coordination of Education / RS are promoting the development of digital culture in school, after participating in the School Management and Technologies Course promoted by NTE / RS, we seek to analyze how does the manager articulate the activities in the administrative and pedagogical spheres mediated by digital technologies, identify and analyze how the School PPP contemplates the digital culture and analyze the actions that show that the school manager is contributing to the educational technology policies put into practice in schools. The results of this research involved reflection on the need to update the contents proposed in the School Management and Technologies Course with regard to strategic planning and teaching methodologies. Regarding the presence of digital culture in the public school, it was identified that managers initiated this proposal from their participation in the Management Course motivating teachers and managers to participate in Courses offered by the NTE involving digital technological resources present in schools. And by joining the Connected Education Program, managers have installed quality internet in schools. Finally, it was evident in the research, based on the data analyzed, that there is a need for more investments in continuing education of managers and teachers so that educational technology policies achieve their purposes and that the digital culture experienced in today's society is part of school culture. And as an intervention proposal is intended to qualify the School Management and Technologies Course, both in the theoretical dimension with regard to democratic management in school and the skills required for the school manager in contemporary society.; |
Palavras-chave |
Cultura Digital; Gestão Escolar; Tecnologias Digitais; Políticas Educacionais; Digital Culture; School management; Digital Technologies; Educational policies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-08-13; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9018; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |