Resumo:
Este estudo analisa os sentidos e os significados atribuídos à escola na perspectiva de famílias de estudantes do 1º ano do ensino fundamental, que ingressaram em uma Escola da Rede Jesuíta de Educação no ano de 2018 e suas relações com a prática desenvolvida pela Diretora Geral da Instituição. O mesmo foi realizado com 20 famílias da escola campo da pesquisa. A opção em realizar este estudo, embasado nos princípios da pesquisa participante, fortaleceu a ideia de que o trabalho de pesquisa seria realizado juntamente com as famílias, e não apenas sobre elas. A intenção era não ser uma pesquisadora de atuação meramente científica junto aos participantes, mas que eles fossem sujeitos envolvidos em um trabalho comum, interativo e motivado por necessidades individuais e coletivas que, quando compartilhadas, possibilitassem uma reflexão crítica sobre a temática em estudo. O interesse nesta pesquisa gerou o seguinte questionamento: como a criação de espaços de diálogo com as famílias pode sugerir ações de direção geral da escola, com vistas a constituir uma gestão participativa, que ultrapasse a concepção bancária? Assim, estabelece como objetivo geral transformar a prática da diretora geral a partir da escuta às famílias e, de maneira específica viabilizar a escuta às famílias por meio de Rodas de Diálogo, propor estratégias que potencializem a participação das famílias na escola e, revisitar o plano de ação da diretora geral e, em seguida redesenhá-lo a partir da escuta às famílias. Tomamos como referência o pensamento de Freire (1987, 1991, 1996) e buscamos o diálogo com Dalmás (2014) e Lück (2006), entre outros, cujos trabalhos investigam a temática da gestão escolar no cenário educacional. Os procedimentos de diálogo com a comunidade aconteceram através de duas Rodas de Diálogo por meio de discussões em pequenos grupos, sínteses apresentadas em cartazes, gravação em vídeos e registros em quadro descritivo de pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados. Este trabalho revela que ao estabelecer a relação da prática desenvolvida pela diretora com os sentidos e significados atribuídos pelas famílias, compreendemos que esses dois aspectos estão ao mesmo tempo ligados e isolados. Eles estão ligados, porque algumas transformações nos sentidos e significados da prática da diretora geral, percebidas a partir das falas dos sujeitos, supõem necessariamente transformações da prática da diretora geral, enquanto outras não possibilitam nenhuma transformação. Revela, ainda, que o estudo foi também uma oportunidade de criar na escola a cultura da reflexão crítica sobre a temática em estudo.