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Gestão estratégica de indicadores aplicada a uma instituição de ensino superior confessional

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Autor Meinertz, Carmo André;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1781739755718506;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão estratégica de indicadores aplicada a uma instituição de ensino superior confessional;
Resumo Este trabalho tem o objetivo de propor um painel de indicadores direcionado para o monitoramento da estratégia de uma instituição de ensino superior (IES) de forma a viabilizar o cumprimento de sua missão. Utiliza conceitos de gestão estratégica, adotando o balanced scorecard como direcionador para a construção de um painel dos indicadores estratégicos da IES através da modelagem KPM (Key Performance Management), a partir de indicadores-chave que expressam os principais resultados a serem acompanhados pela instituição. A IES é uma entidade de ensino superior, sem fins lucrativos, filantrópica e confessional católica da cidade de Caxias do Sul. A pesquisa realizada é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foi realizada a coleta de dados, utilizando-se como técnica o levantamento documental, a verificação em registros de arquivos e entrevistas semiestruturadas com gestores da organização. A análise de resultados foi realizada através da técnica da análise de conteúdo. Foram analisados documentos da instituição que pudessem indicar quais são os indicadores mais adequados para monitorar a gestão estratégica da organização. Os gestores foram entrevistados para identificar quais são suas necessidades de indicadores para a realização da gestão estratégica e qual a práxis desses gestores em relação a esse tema. Consolidadas essas duas atividades de coleta de dados, foi realizada a triangulação dessas informações com o que preconiza a teoria a fim de determinar um conjunto de indicadores visando o monitoramento da estratégia da IES e a execução da sua missão. Assim, elaborou-se proposta de painel de indicadores a partir da metodologia BSC, segmentados nas perspectivas Financeira; Clientes; Processos; Aprendizagem e Crescimento, mas, considerando a peculiaridade da instituição, foram incluídas as perspectivas Responsabilidade Social e Ensino Superior. Essas perspectivas são constituídas por 22 indicadores dispostos de forma a monitorar o desempenho da instituição quanto aos objetivos estratégicos propostos no seu Planejamento Estratégico.;
Abstract The objective of this work is to propose a scorecard to measure key performance indicators and assist the management of a higher education institution (HEI) to successfully implement its mission. It applies concepts of strategic management, adopting the balanced scorecard as a driver for the development of a strategic indicators from the HEI through KPM (Key Performance Management) modeling, with a set of key indicators that express the main results to be followed by the institution. The studied institution is a non-profit, philanthropic, catholic confessional, higher education institution, localized in Caxias do Sul. The research is of exploratory nature, with qualitative approach, using the case study method. Documentary survey was one of the data collection approach, besides a file survey and semi-structured interviews with the HEI managers. We analyzed files that could indicate the adequate indicators to monitor the strategic management of the organization and interviewed the managers to identify their specific-indicators necessity, and their expertise in relation to this theme. After this, summarization and literature revision were performed, with the aim of developing a set of indicators to monitor the HEI strategy and fulfill its mission. The set of indicators was proposed based on the BSC methodology, segmented on the following perspectives: Financial; Clients; Processes; Learning and Developing, but, considering the institution’s peculiarity, Social Responsibility and Higher Education was also included. These perspectives are constituted by 22 indicators, disposed in a way to monitor the organization’s performance, as a way to fulfill and achieve its Strategic Planning.;
Palavras-chave Indicadores de Gestão; Estratégia; Ensino Superior; Instituição Educacional Confessional; Performance Indicators; Strategy; Higher Education; Confessional Educational Institution;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-06-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8981;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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