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Educação empreendedora no ensino fundamental : uma investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP em Pejuçara, RS

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Autor Moraes, Roselaine Monteiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0816280642292701;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação empreendedora no ensino fundamental : uma investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP em Pejuçara, RS;
Resumo O mundo do trabalho impõe cada vez mais a necessidade do desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), e por que não associá-las com ensino sobre empreendedorismo ainda em idade escolar? Competências empreendedoras que gerem protagonismo, que mobilizem as pessoas para atuarem na resolução de problemas e que fomentem novas formas de pensar e agir também são objetivos da educação formal. Este trabalho visa conhecer os resultados obtidos com as atividades do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), metodologia do Sebrae, que aborda o empreendedorismo no ensino fundamental. O campo empírico foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Pejuçara, no Rio Grande do Sul, com foco nos alunos do 6º ao 9º ano no período 2014 a 2018. A metodologia foi o estudo de caso único com a utilização de entrevista semiestruturada e análise documental. Para a análise dos dados, lançou-se mão da análise de conteúdo. O estudo permitiu compreender que o curso JEPP contribuiu para a mudança de atitude dos alunos, além de ter sido evidenciado grande envolvimento dos jovens nas atividades. Para os professores, gerou reflexões sobre o seu fazer docente, provocando, em alguns, mudanças no seu modo de conduzir suas aulas. O fortalecimento de práticas colaborativas entre os professores e maior criação de vínculos com os alunos também foram observados. Para a escola, houve introdução de novos processos e observou-se maior envolvimento da comunidade escolar, em especial dos pais. Além disso, a criação da disciplina Programa Despertar Empreendedor representou a introdução do JEPP como um componente curricular na escola. A pesquisa como um todo, ao mesmo tempo que revelou respostas às indagações, trouxe descobertas acerca das possibilidades de convergências entre as competências empreendedoras e as competências educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, como contribuição ao Sebrae RS e à Escola Municipal de Pejuçara, são apresentadas as lições aprendidas sob o olhar da pesquisadora.;
Abstract The world of work increasingly imposes the need for skills development (knowledge, skills and attitudes), and why not link those skills to entrepreneurship education still at school age? Entrepreneurial skills that generate leadership, that mobilize people to act in solving problems and that foster new ways of thinking and acting are also goals of formal education. The objective of this work was to conduct a study to know the results obtained with the activities of the course Young Entrepreneurs First Steps, methodology of the Sebrae, which approaches the teaching of entrepreneurship for Elementary School. The empirical field was the Municipal School of Primary Education in Pejuçara, in Rio Grande do Sul, focus on the students of the final years (6th to 9th year) in the period 2014 to 2018. The methodology used was the single case study with the use semi-structured interview and documentary analysis. For the analysis of the data, the content analysis was used. The study allowed to understand that the JEPP course contributed to the students' attitude change, in addition to showing great involvement of the young people in the activities. For the teachers, it generated reflections about their teaching, causing, in some of them, changes in the way of conducting their classes. The strengthening of collaborative practices among teachers and greater linkages with students were also observed. For the school, new processes were introduced and there was greater involvement of the school community, especially parents. In addition, the creation of the discipline Entrepreneur Awakening Program represented the introduction of JEPP as a curricular component in the school. The research as a whole, while revealing answers to the questions, brought discoveries about the possibilities of convergence between the entrepreneurial competences and the educational competences of the National Curricular Base (BNCC). Finally, as a contribution to the Sebrae RS and the Municipal School of Pejuçara, the lessons learned from the researcher's perspective are presented.;
Palavras-chave Educação empreendedora; Educação Básica; Empreendedorismo; Competências Empreendedoras; Entrepreneurial education; Basic education; Entrepreneurship; Entrepreneurial Skills;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8980;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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