Resumo:
A presente pesquisa busca contribuir com o corpo teórico e prática do Retail Design sob a perspectiva metodológica do Design Emocional, buscando avaliar a aplicabilidade da Teoria dos Appraisals (DESMET, 2002), através do perfil de concerns na concepção de projetos de design de varejo. A investigação se caracteriza como uma pesquisa aplicada de natureza exploratória, e tem como objeto de estudo o projeto de ambientes de bistrôs. O trabalho de campo iniciou com a validação quantitativa de um perfil de concerns de usuários de bistrô em questionário online. O resultado da survey online - afirmações dos usuários ordenadas pelo percentual de concordância – foi entregue para duplas de designers e arquitetos juntamente com o briefing: “projetar um ambiente de bistrô experiencial”. Foram realizadas três sessões de projeto, nas quais foram propostas dinâmicas distintas em relação ao emprego dos concerms. A análise dos resultados dos workshops permitiu observar as convergências e divergências quanto à postura dos designers ao longo do processo criativo em relação ao perfil de concerns, motivadas tanto pelo encaminhamento proposto para cada sessão de projeto, como pela maturidade profissional e qualidades individuais dos designers. Também foi possível constatar a viabilidade da tradução das expectativas dos usuários para a atmosfera ambiente, independente da categoria do concern. Por fim, embora tenha-se percebido a necessidade de algumas adaptações no método até então aplicado para design de produto, verificou-se a efetividade do uso para projetos de Retail Design.