Autor |
Souza, Henrique de; |
Orientador |
Corsetti, Berenice; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Desigualdade social e desigualdade educacional : indicadores educacionais e o contexto socioeconômico da população em interface; |
Resumo |
Este estudo situa-se no campo das Políticas Educacionais, das discussões a respeito da qualidade da educação e, especificamente, no campo da Avaliação. A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Qualidade da Educação Básica ocorre há mais de uma década no Brasil e suas implicações vêm sendo discutidas mesmo antes da sua implementação. Nesse sentido, as desigualdades socioeconômicas têm sido apontadas como elemento-chave para a leitura dos indicadores educacionais. O conjunto de pressupostos teóricos que orienta o procedimento metodológico dessa investigação tem natureza dialética. Foi conferida ao trabalho uma dimensão estrutural, sem excluir a análise de elementos conjunturais que foram percebidos a partir dos elementos factuais apontados pelo levantamento empírico da realidade investigada. Nessa perspectiva, adotou-se a metodologia histórico-crítica. Em termos de recursos técnico-metodológicos, recorremos à estatística analítica básica para o tratamento dos dados quantitativos. O município de Canoas/RS demonstra ter especial preocupação com a avaliação do rendimento escolar, estabelecendo uma política de avaliação em nível municipal. Esse fator nos leva a investigar como a se dá o desempenho das escolas nos índices educacionais. A pesquisa, portanto, tem como objetivo investigar em que medida se dá a relação existente entre um conjunto de indicadores socioeconômicos e demográficos gerados a partir dos resultados do Censo Demográfico de 2010, e os resultados obtidos por duas escolas do município de Canoas/RS no IDEB. Assim, no conjunto de indicadores educacionais, o trabalho contempla as taxas de abandono escolar, de reprovação e de distorção idade-série que, quando somadas, geram a taxa de fracasso escolar. Os elementos empíricos fundamentais para essa investigação são os indicadores coletados a partir do sítio do IBGE e compreendem características socioeconômicas e demográficas da população de dois bairros, onde estão situadas as escolas públicas estudadas. Para tanto, é feito o cruzamento dos dados educacionais com os indicadores de renda, de alfabetização e de população, analisando rendimentos nominais médios e a distribuição da população dos bairros de acordo com classes de rendimento nominal mensal. O estudo conclui que há uma substantiva relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades educacionais, o que indica que o rendimento escolar é impactado pelos contextos sociais nos quais as escolas estão inseridas e que esses elementos devem ser considerados para uma compreensão real dos indicadores educacionais.; |
Abstract |
This study is in the field of Educational Policies, discussions on the quality of education and, specifically, in the field of Assessment. The dissemination of the Basic Education Quality Development Index has been going on for more than a decade in Brazil and its implications have been discussed even before its implementation. In this sense, socioeconomic inequalities have been identified as a key-element for the reading of educational indicators. The set of theoretical assumptions that guide the methodological procedure of this investigation has a dialectical nature. A structural dimension was given to this work, without excluding the analysis of conjunctural elements that were perceived from the factual elements pointed out by the empirical survey of the researched reality. From this perspective, the historical-critical methodology was adopted. In terms of technical resources, we use basic analytical statistics for the treatment of quantitative data. The city of Canoas / RS demonstrates particular concern with the evaluation of school performance, establishing an evaluation policy at the municipal level. This factor leads us to investigate how the performance of schools in educational indexes is given. The research, therefore, aims to investigate the extent to which there is a relationship between a set of socioeconomic and demographic indicators generated from the results of the 2010 Demographic Census, and the results obtained by two schools in the municipality of Canoas / RS in the IDEB. In addition, in the set of educational indicators, the work also includes the rates of school dropout, failure, and age-grade distortion that, when added together, generate the school failure index. The main empirical elements for this investigation are the indicators collected from the IBGE site and include socioeconomic and demographic characteristics of the population of two neighborhoods, where the public schools studied are located. To do so, cross-referencing educational data with income, literacy and population indicators, analyzing average nominal income and distribution of the neighborhood population according to monthly nominal income classes. The study concludes that there is a substantial relation between social inequalities and educational inequalities, which indicates that school performance is impacted by the social contexts in which schools are inserted and that these elements should be considered for a real understanding of educational indicators.; |
Palavras-chave |
Canoas/RS; Desigualdades; Políticas Educacionais; Avaliação; Indicadores de Qualidade; Canoas/RS; Educational Policies; Inequalities; Assessment; Quality Indicators; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-04-20; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8923; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |