Resumo:
O presente trabalho busca a produção de conhecimento que auxilie na compreensão sobre a forma como a Inclusão ou o processo inclusivo é realizado na rede privada de educação, sob a pespectiva da influência do carisma confessional Guanelliano. O recorte do estudo constitui-se na pesquisa em duas escolas da Rede Guanelliana. A primeira escola estudada é uma instituição do ensino básico regular, enquanto a segunda caracteriza-se como um modelo híbrido, onde estão presentes o fenômeno da parceria público-privada, decorrente do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O objeto de estudo se situa na análise da matriz confessional nas escolas estudadas, pertencentes a Rede Guanelliana. Sob o aspecto teórico, o tema central do trabalho, qual seja, o processo inclusivo, é articulado em reflexões sob o aspecto binário do conceito. De forma que se analisa o fenômeno inclusivo sob a perspectiva da inclusão/exclusão. Ainda no referencial teórico, focalizo a Lei Brasileira de Inclusão, sobretudo a natureza não inovadorta de referida legislação e trazendo ao trabalho a natureza de referida norma em consonância com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho evidencia ainda o conceito de filantropia e a sua característica de subsídio ao modelo institucional do processo inclusivo. No que se refere ao aspecto metodológico da pesquisa, o estudo se alicerça na análise documental qualitativa, por meio do método de André Cellard, composto de duas etapas: a Análise Preliminar e a Análise propriamente dita. Na Analise Preliminar utilizei três das cinco dimensões do método (o contexto, os autores do documento, e os conceitos-chave). A utilização das três dimensões da Fase Preliminar, em conjunto com a posterior Fase de Análise, possibilitou a percepção de contexto e a interpretação dos dados, para, posteriormente, obter respostas acerca do objeto do estudo e a questão de pesquisa. Ainda, quanto aos resultados da investigação, esta demonstrou que o processo inclusivo, sob o recorte das escolas pesquisadas, em conjunto com o referencial teórico, confirmou as diversas modulações e características do processo, especialmente, se analisadas em conjunto com o arcabouço legal, tecnológico e operacional, decorrentes da Revolução Tecnológica. Por fim, na compleição das instituições pesquisadas, os resultados foram no sentido de que a Escola “A” encontra-se num grau basilar do processo inclusivo, enquanto a Escola “B” possui estrutura voltada para a inclusão, com diversas ferramentas pedagógicas e operacionais norteadas para as pessoas com deficiencia, observando-se, outrossim, o caráter não comparativo da pesquisa, uma vez que se tratam de escolas com diferentes modelos institucionais.