Resumo:
Esta dissertação aborda a temática da ética docente, enquanto se propõe a compreender os fundamentos éticos do Movimento Escola Sem Partido. O estudo é dividido em duas partes complementares, a primeira com perspectiva hermenêutica, em que os conceitos e os discursos são analisados, a partir do horizonte histórico e político. A segunda parte do estudo possui caráter crítico, isto é, face ao explicitado na primeira parte, se propõe a abordar o direcionamento da ética docente, a partir do conhecimento científico e do reconhecimento do outro. A pesquisa é direcionada pela teoria histórico-crítica, a partir da ótica de Dermeval Saviani, e pela hermenêutica-filosófica, cunhada por Hans-Georg Gadamer. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, significando documento todos os meios em que o passado ou a tradição se apresentam, foram utilizadas as sessões e os artigos disponíveis no site do Movimento Escola Sem Partido. A partir da análise dos artigos, publicados por professores acadêmicos, foi possível observar que a leitura feita da tradição crítica, bem como do pensamento weberiano, é feita sem rigor metodológico. Tal falta de rigor desqualifica o discurso analisado, que usurpa a autoridade da titulação acadêmica para sustentar discursos de opinião, distorcendo a relação de colaboração entre as universidades e a educação básica, na medida em que faz do diagnóstico, de uma provável deficiência no campo, pressuposto para sustentar a coerção sobre os docentes, em detrimento da criação de um debate para qualificar o campo da educação. Nossas conclusões apontam a urgência de repensar o campo da ética docente, a partir de fundamentos próprios da área da educação e a relação intrínseca entre educação, formação humana e condicionantes do campo econômico, social e político. Isto é, a impossibilidade de pensar a educação sem compreendê-la como um campo que atravessa a existência. Por outro lado, contribuímos para o debate epistemológico do campo, a partir das considerações da obra de Gadamer e Saviani.