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Leituras escolares e modos de subjetivação: uma problematização em Imperatriz-MA

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Autor Pereira, Rosana Sousa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5429323252515983;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Leituras escolares e modos de subjetivação: uma problematização em Imperatriz-MA;
Resumo A leitura ainda é vista como um forte valor social, como algo que tem importância na vida das pessoas e também na escola. Todavia, entende-se que não há leitura “em geral”. Assim, com essa pesquisa, objetivou-se descrever as práticas de leitura que vêm sendo operadas nos anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Imperatriz/MA, mais especificamente em duas escolas, bem como identificar os tipos de texto utilizados pelos professores e problematizá-los em suas relações com a produção dos modos de subjetivação. Os principais conceitos utilizados para construir esta pesquisa foram: práticas de subjetivação e cuidado de si, a partir das teorizações foucaultianas; o conceito de texto em Foucault e Barthes e o conceito de leitura em Foucault, Barthes, López, Larrosa, dentre outros autores. A pesquisa operou com inspiração genealógica foucaultiana, efetivando-se com algumas ferramentas analíticas, a partir de dois movimentos de investigação, sendo eles o exame dos planejamentos dos professores das duas escolas participantes, bem como a realização de grupo focal com todos os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de cada escola. A partir disso, produziram-se três dimensões de análise, que falam dos modos de leitura nessas escolas e a implicação nos modos de subjetivação: leitura como decodificação: foco na representação e na comunicação; leitura e o aluno-cliente: o festejo do prazer e da utilidade; e leitura na luta de forças entre a competência e a formação. Perceberam-se, ainda, algumas brechas que podem ser operadas, que escapam, mas que se configuram como importantes práticas, por estarem atentas à potência da leitura na escola.;
Abstract The act of Reading it has still seen like a Strong social value, like something good and something that has some importance in people’s lives and in school life too. However, it is understood that there is no reading “in general”. So, with this research, the aim is to describe the practicing of reading, mainly in the final years of education, besides it is also to exam and describe the reading practicing that has been operated in public schools of Imperatriz. Especially in two of them, and last, to identify the kinds of texts used by teachers and their relation with the ways of production of subjectivities mode. The main concepts used to build this research were: subjectivation practices fend for oneself, from some foucaultdians theories: the definition of text in Foucault and Barthes and the definition of readingin Foucault, Barthes, López, Larrosa within others authors. The research operated with genealogical foucauldian inspiration, acting with some analytics tools from two investigation movements, these were the exam of the two schools’ teachers planning; also, a focus group was created in each school. From now on, it has been produced three analysis dimensions, which talk about the ways of Reading on those schools and the implication of the subjective modes: the act of reading as a decodification: focus on communication and representation; Reading and the costumer-student: the party of joy and utility; Reading in strength struggle between competence and formation. Some recoverable gaps have been noticed but they also are reading practices.;
Palavras-chave Leitura; Texto; Subjetivação; Anos finais do Ensino Fundamental; Imperatriz; Maranhão; Reading; Subjectivation; Final years; Elementary School; Imperatriz; Maranhão;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8789;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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