Autor |
Silva, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4064092995155540; |
Orientador |
Ruscheinsky, Aloísio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0364210650396629; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O estabelecimento de políticas públicas e a cidadania das pessoas com deficiência por meio do AEE na UNIOESTE/PR; |
Resumo |
A presente pesquisa se debruça sobre a temática da ação dos atores envolvidos com o estabelecimento de políticas públicas de Educação Especial, no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), para atender à pessoa com deficiência/necessidades educacionais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no campus de Cascavel. Com o intuito de encontrar respostas para as questões de investigação, definiu-se como objetivo primordial: analisar as práticas dos atores envolvidos no fazer de política setorial, a fim de clarificar os limites e avanços da lógica do reconhecimento social para o estabelecimento de Políticas Públicas setoriais. Com esse propósito, pretende-se compreender e identificar os avanços e limites presentes que podem ser desveladas pelas ações dos atores envolvidos nos afazeres institucionais para efetivar as políticas desenhadas. O problema de investigação envolve direitos de pessoas com deficiência com questões internas à Universidade e um conjunto de atores sociais e intrinsecamente ancoradas no prisma do sistema de expansão do Estado de bem-estar social. A metodologia se serve das técnicas de observação de campo, aplicação de questionário e de entrevistas. Por meio da análise de conteúdos, busca-se discernir os entrelaçamentos ou os pontos conectivos sobre as categorias: política de Educação Especial; a concepção de pessoa com deficiência; as práticas dos atores sociais e estatais. Com a análise de conteúdos, observou-se que o fazer de políticas públicas não é algo dado, reporta-se à consciência de si, dos outros e da lógica institucional. Além disso, essas correlações estão entrelaçadas numa rede macrossocial, política, econômica e cultural, como pode ser observado no corpo desta investigação. Pode-se acrescentar que, para as mudanças nas práticas sociais dos sujeitos envolvidos com essa política, parece primordial o desenvolvimento da ciência do outro, frente ao seu papel e prática posicional na Universidade. Observa-se que o AEE na Unioeste é uma experiência singular, com avanços significativos ao atendimento dos acadêmicos com deficiência e com necessidades educacionais especiais. Porém, para seu aperfeiçoamento é necessário investir em qualificação de servidores e da comunidade externa. Assim, como potencializar o fluxo comunicativo entre os setores desta universidade e do Programa de Educação Especial com o poder executivo e legislativo para o fomento da Política de Educação Especial para as Instituições de Ensino Superior do Paraná. Nessa perspectiva concebe-se que é por meio das práticas dos atores envolvidos com essa Política no interior da universidade e aos atores que possuem vinculos com determinações político-econômica e, social na esfera da sociedade civil, do mercado e do Estado, é que se pode avançar ou retroceder no processo de reconhecimento social deste segmento no ambiente universitário. Práticas estas que são inerentes as co-determinações múltiplas e simultâneas presentes nas relações sociais de homens e mulheres na contemporaneidade.; |
Abstract |
This research focuses on the theme of the action of the individuals involved with the establishment of public policies regarding to the Specialized Educational Assistence (AEE), to attend the person with disability/learning difficulties in the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Cascavel. In order to find answers to the research questions, the main goal was to analyze the practices of the people involved with the development of sectoral politics in order to clarify the limits and advances of the logic of social recognition for the establishment of Public Policies. With this purpose, we intend to understand and identify the present advances and limits that can be revealed by the actions of the people involved with the institutional tasks to carry out the policies designed. The research problem involves the rights of people with disabilities in regard to internal issues in academic life and a set of social actors, intrinsically anchored in the prism of the expansion system of the welfare state. The methodology uses techniques of observation field, questionnaire application and interviews. Through the analysis of the contents, we seek to discern the tangles or connected points on the categories: Special Education policy; the concept of disabled people; the practices of social and state actors. With the content analysis, it was observed that public policy making is not given, it refers to self-awareness, others and institutional logic. For the changes in the social practices of the individuals involved with this policy, it seems primordial the development of the science of the other, facing its role and positional practice in the university. It is oberved that (AEE) in Unioeste is a unique experience, with significant advances in the attendance of academics with disabilities and with special educacional needs. However, for its improvement it is necessary to invest in the qualification of servants and the external community. Thus, to enjance the communicative flow between the sectors of this university and the Special Education Program with the executive and legislative power to promote the Special Education Policy for the Institutions of Higher Education of Paraná. From this perspective it is conceived that it is through the practices of the actors involved with this Policy within the university and to the actors who have links with political-economic and social determinations in the sphere of civil society, of the market and the State, that can advance or retreat in the process of social recognition of this segment in the university environment. These practices are inherent to the multiple and simultaneous co-determinations present in the social relations of men and women in the contemporaneity.; La presente investigación trata el tema de la acción de los actores involucrados con el establecimiento de Políticas Públicas para la Educación Especial, con respecto a la Asistencia Educativa Especializada (AEE), para atender a la persona con discapacidad/necesidades educacionales en la Universidad Estatal del Oeste del Paraná, en el campus de Cascavel. Para encontrar respuestas a las preguntas de investigación se define como objetivo fundamental: analizar las prácticas de los actores involucrados en la elaboración de Políticas Públicas sectoriales con el fin de aclarar los límites y los avances de la lógica del reconocimiento social para el establecimiento de Políticas Públicas sectoriales. El problema de investigación consiste en los derechos de las personas con discapacidad con cuestiones internas a la Universidad y un conjunto de actores sociales e intrínsecamente anclado en el prisma del sistema de expansión del estado del bienestar social.. La metodología utiliza las técnicas de observación de campo, cuestionarios y entrevistas. A través del análisis del contenido para discernir la interrelación o puntos conectivos en las categorías: Política de Educación Especial; el concepto de persona con discapacidad; las prácticas de los actores sociales y estatales. Analisando el contenido se ha observado que hacer políticas públicas no es algo dado, se reporta a la conciencia de sí mismo, de los demás y de la lógica institucional. Además estas correlaciones están entrelazadas en una red de macrossocial, política, económica y cultural, como se observó en este cuerpo de investigación. Se puede añadir que para los cambios en las prácticas sociales de los sujetos involucrados con esa política, parece fundamental el desarrollo de la ciencia del otro, frente a su papel y práctica posicional en la universidad. Se observa que la ESA en Unioeste es una experiencia única, con avances significativos en el cuidado de académicos con discapacidades y con necesidades educativas especiales. Sin embargo, para su mejora es necesario invertir en la calificación de los servidores y la comunidad externa. Por lo tanto, mejorar el flujo comunicativo entre los sectores de esta universidad y el Programa de Educación Especial con el poder ejecutivo y legislativo para promover la Política de Educación Especial para Instituciones de Educación Superior de Paraná. En esta perspectiva se concibe que es a través de las prácticas de los actores implicados en esta política dentro de la universidad y los actores que tienen vínculos con las determinaciones políticas y económicas y sociales en el ámbito de la sociedad civil, el mercado y el Estado, es que Puede avanzar o retirarse en el proceso de reconocimiento social de este segmento en el entorno universitario. Estas prácticas son inherentes a las múltiples y simultáneas co-determinaciones presentes en las relaciones sociales de hombres y mujeres en el mundo contemporáneo.; |
Palavras-chave |
Política Pública; Atendimento Educacional Especializado; Ensino Superior; Pessoa com Deficiência; Public Policy; Specialized Educational Assistance; Higher education; Disabled Person; Políticas Públicas; Atención Educativa Especializada; Educación Superior; Persona con discapacidad; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-07-01; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8771; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |