Resumo:
Pesquisa a respeito do Modo Jesuíta de Gestão em Organizações Escolares, segundo a percepção dos estudantes concluintes do Ensino Médio, em três unidades da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, a partir de estudo da literatura e interpretação dos dados levantados em pesquisa de campo. O ponto de partida é a discussão com autores sobre os conceitos de gestão, organização e organizações escolares. Seguida pela articulação ao que está oficialmente declarado pela Companhia de Jesus e que constituem seus pilares e características de gestão no campo apostólico da educação. Posteriormente contrastada com a percepção dos estudantes a respeito desses marcos que constituem esse modo peculiar de gestão. Finalizada com a proposição de caminhos para possíveis ferramentas de avaliação, correção de rota, aperfeiçoamento e prospecção institucional, que considerem o feedback dos estudantes como importante estratégia de formação e aprendizagem para o estudante e a organização, quando recebe um tratamento sistematizado e orgânico; desenvolvimento organizacional e permanente reposicionamento das unidades quanto ao serviço à missão educativa jesuíta em seus contextos e suas demandas. O estudo aqui detalhado demonstra a existência de um modo de gestão escolar jesuíta e identifica a relevância do potencial crítico e propositivo dos estudantes em vias de conclusão da sua escolarização básica em unidades escolares da Companhia de Jesus.