RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação corporativa no contexto de uma empresa de tecnologia da informação

Mostrar registro simples

Autor Trindade, Tatiane Vargas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2078008325088821;
Orientador Locatelli, Ederson Luiz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0270848871768233;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação corporativa no contexto de uma empresa de tecnologia da informação;
Resumo No mundo globalizado no qual vivemos, o advento da mudança no mercado provoca impactos em todos os cenários. Nesse contexto de mudança, surge a Educação Corporativa como articuladora no processo de desenvolvimento das competências dos profissionais, alinhando-se às estratégias de negócio da organização para criação de conhecimento. As ações, práticas e atividades educacionais desenvolvidas no contexto organizacional denominam-se Sistema de Educação Corporativa (SEC), o qual pode ter diferentes configurações e estágios de evolução. É nesse contexto que surge o problema principal deste trabalho: em qual dos estágios de evolução do Sistema de Educação Corporativa ocorre maior contribuição para o desenvolvimento de competências e para a construção de aprendizagens dos diversos atores no contexto organizacional? Do problema principal, surge o objetivo geral da pesquisa: realizar um diagnóstico de maturidade do Sistema de Educação Corporativa no contexto atual e propor a adoção de um modelo de SEC, dentre os construtos existentes – estágios de evolução –, que proporcione maior contribuição para o desenvolvimento de competências e para a construção de aprendizagens dos diversos atores de uma empresa de Tecnologia da Informação. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva que se classifica como qualitativa, cujo método de procedimento se caracteriza como um estudo de caso. Com isto, a pesquisa identificou o estágio de maturidade do Sistema de Educação Corporativa de uma organização real. A partir do diagnóstico realizado, percebeu-se que a organização pesquisada, encontra-se no primeiro estágio evolutivo, Departamento de Treinamento, no nível de maturidade 3 – em andamento. Sendo assim, foi possível analisar os estágios evolutivos na perspectiva de desenvolvimento de competências e de construção de aprendizagens no contexto organizacional da empresa objeto deste estudo. Conclui-se que, em todos os estágios evolutivos do SEC, são identificadas contribuições para o desenvolvimento de competências e para a construção de aprendizagens à organização. Mais especificamente, ao se estudarem os estágios evolutivos do SEC, foram encontrados maiores subsídios no quarto estágio – Universidade Corporativa – para atender ao problema da pesquisa. Diante disso, foram propostas diretrizes para o modelo de Universidade Corporativa a ser desenvolvido nessa empresa.;
Abstract In the globalized world in which we live, the advent of change in the market causes impacts in all scenarios. In this context of change, Corporate Education emerges as an articulator in the process of developing the competencies of professionals, aligning itself with the organization's business strategies for knowledge creation. The actions, practices and educational activities developed in the organizational context are called Corporate Education System (SEC), which can have different configurations and stages of evolution. It is in this context that the main problem of this work arises: in which of the stages of evolution of the Corporate Education System does the greatest contribution contribute to the development of competences and to the learning of the different actors in the organizational context? From the main problem, the general objective of the research arises: to carry out a diagnosis of the maturity of the Corporate Education System in the current context and to propose the adoption of a model of SEC, among the existing constructs - stages of evolution - development of competences and for the learning of the various actors of an Information Technology company. Regarding the methodology, it is a descriptive research that is classified as qualitative, whose method of procedure is characterized as a case study. With this, the research identified the stage of maturity of the Corporate Education System of a real organization. From the realized diagnosis, it was noticed that the organization researched, is in the first evolutionary stage, Department of Training, in the level of maturity 3 - in progress. Thus, it was possible to analyze the evolutionary stages in the perspective of development of competences and learning construction in the organizational context of the company object of this study. It is concluded that, in all the evolutionary stages of the SEC, contributions are identified for the development of competences and for the construction of learning to the organization. More specifically, by studying the evolutionary stages of the SEC, greater subsidies were found in the fourth stage - Corporate University - to address the research problem. In view of this, guidelines were proposed for the Corporate University model to be developed in this company.;
Palavras-chave Educação corporativa; Sistema de Educação Corporativa; Universidade Corporativa; Aprendizagem; Competências; Corporate Education; Corporate Education System; Corporate University; Learning; Skills;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8670;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística