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Do céu ao inferno – a crise da carne em 2017: análise do mercado e papel dos stakeholders

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Autor Doiko, Everson Cristiano;
Orientador Fonseca, Marcelo Jaques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Do céu ao inferno – a crise da carne em 2017: análise do mercado e papel dos stakeholders;
Resumo O Brasil é um país com extensão continental, possui amplidão de terras, água e um clima favorável que lhe proporcionou o desenvolvimento de uma das maiores cadeias de proteína animal do mundo, ocupando uma posição privilegiada quando no ano de 2016, sua produção de 26,35 milhões de toneladas de carnes tornou-o o país líder na produção mundial. Essa corrente de processos é responsável por 22,5% do PIB nacional e exportou em 2016 mais de U$ 1,11 bilhão para mais 150 países, forneceu mais de 6,7 milhões de empregos diretos e indiretos e firmou-se com um dos principais pilares socioeconômicos da nação. Por outro lado, o Brasil é reconhecido também por ser um país com vários problemas sociais, culturais e políticos. Alto índice de corrupção e recentes turbulências políticas culminaram na deflagração da operação policial de 17 de março de 2017, intitulada como “Carne Fraca”, que investigou e expôs um esquema de corrupção com o pagamento de propina e abrandamento das fiscalizações de agentes públicos. Essa situação trouxe um sentimento de desconfiança dos consumidores da carne brasileira no mundo todo e desencadeou uma crise de imagem com reflexos em toda a cadeia de produção e comercialização, viabilizando em alguns dias a possibilidade de todo o segmento ocupar uma posição de desprestígio. Com a instalação dessa crise de imagem, atores primários e seus stakeholders, ventilaram a necessidade de adotarem algum posicionamento a fim de enfrentar os efeitos oriundos dessa crise, assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender como uns atores primários e seus principais stakeholders se posicionaram diante dos principais impactos da crise da carne de 2017, descrever o contexto da crise, identificar os personagens centrais, analisar os impactos relevantes por eles percebidos e detalhar o seu posicionamento. A partir de um estudo qualitativo interpretativista, usou-se como método a analise de pesquisa documental e entrevistas em profundidade com um dos atores principais, alguns de seus stakeholders e com especialistas na área de gerenciamento de crises. Os resultados apontaram que o gerenciamento de crises ainda é pouco estudado pelas organizações brasileiras envolvidas na crise da carne, e demonstraram que com base no conceito de stakeholders salience de Mitchell, Agle e Wood (1997), foi possível identificar a maneira que os principais stakeholders se posicionaram diante da crise apoiados em atributos de poder, urgência e legitimidade. Os resultados também apontaram que os stakeholders assumem arquétipos durante um episódio de crise, como vilões, salvadores, vítimas, entre outros, tornando o modelo mais dinâmico, da mesma forma foi verificado que durante a posição assumida por arquétipos uma mesma classificação de stakeholder pode assumir mais de um modelo, dificultando o momento de crise e exigindo maior destreza dos gestores. O estudo contribui com o gerenciamento de crises nas organizações, solicita uma análise do mapeamento das atribuições que stakeholders podem possuir e dos arquétipos possíveis a serem desenvolvidos por eles durante um evento de crise. Organizações, profissionais e acadêmicos podem encontrar dados importantes a fim de buscar um contexto para estudos de gerenciamento de crises em stakeholders, e o desenvolvimento de novos estudos no dilema que envolve a dinâmica dos movimentos adotados por stakeholders e seus arquétipos.;
Abstract Brazil is a huge country with an abundance of land, water and a favourable climate. This has enabled the development of one of the largest chains of animal protein production in the world. In 2016, 26,35 million tons of meat production resulted in Brazil becoming the world's biggest producer of meat. The production of meat in that year was responsible for 22,5% of the country's GDP. More than U$1,11 billion was exported to the USA and to more than 150 countries in 2016. This generated over 6,7 million direct and indirect jobs and as a result the meat industry established itself as one of the main socio-economic pillars of the country. On the other hand, Brazil is also known for its social, cultural and political problems. High rates of corruption and recent political turbulence resulted in a police investigation on 17th of March of 2017, known as the "Carne fraca". This investigation shed light on the corruption scheme that used kickbacks and slowed down civil officers control. This situation caused serious reservations in the minds of the Brazilian meat consumers worldwide and unleashed a crisis of image that reflected in the whole chain of production and sales. This resulted lack of confidence and threatened to discredit to the whole industry. The primary actors and stakeholders involved in this industry were not content with the situation and considered it important to analyse the industry more closely to determine and face cause and effect. Therefore, this paper aims to understand how primary actors and their main stakeholders took a position in the face of the main impacts of the 2017 meat crisis, as well as to describe the context of the crisis, identify the central characters, to analyze the relevant impacts perceived by them and to detail their positioning. From a qualitative interpretive study, documental research analysis and in-depth interviews with the main actors, some of their stakeholders and experts in the crisis management area were used. The results showed that crisis management has been insufficiently researched by the Brazilian organizations involved in the meat crisis. These results demonstrated that crisis management has been insufficiently researched by the Brazilian organizations involved in the meat crisis. It also demonstrated that with the focus on the concept of stakeholders salience as pertaining to the ideas proposed by Mitchell, Agle and Wood (1997) made it easier to identify the way the main stakeholders have positioned themselves in the face of the crisis, based on attributes of power, urgency and legitimacy. The results highlighted that stakeholders assume archetypes during crisis events such as villains, saviours or victims, making the model more dynamic. At the same time it was verified that the archytypes which the stakeholders adopted hindered the crisis further as it resulted in a greater demand of the Administrators. This study contributes valuable knowledge about management during organisational crises. It seeks for effective mapping of the attributes which stakeholders possess and also identifies possible archetypes which can develop during a crisis event. Organisations, professionals and academics can receive important data which helps to better manage stakeholder crises and the development of new studies into the dilemma involving the dynamics of stakeholders and possible archetypal behaviours.;
Palavras-chave Carne fraca; Crise de imagem; Gerenciamento de crise; Stakeholders; Stakeholders Salience; Carne Fraca; Image Crisis; Crisis management; Stakeholders; Stakeholders Salience;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-07-25;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7775;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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