Resumo:
Segundo a visão da Teoria dos Stakeholders (TS), as relações com stakeholders são
direcionadas para a criação e distribuição de valor envolvendo múltiplos stakeholders,
tendo em vista a realização de um propósito ligado à razão de existir da empresa.
Identificou-se lacuna na TS referente à criação de valor em contextos organizacionais
marcados por situações não familiares. Tendo em vista essa lacuna, o objetivo
principal deste estudo será analisar como uma organização realiza a criação de valor
em situações não familiares. A pandemia da covid-19 oportunizou o contexto –
caracterizado como não familiar – para a realização deste estudo. Para realização da
pesquisa, adotou-se a estratégia do estudo de caso em uma empresa reconhecida
pela trajetória na gestão de múltiplos stakeholders. Foram utilizados dados primários
e secundários. Verificou-se que, no contexto pesquisado, a definição e a estratégia de
gestão de stakeholders foram afetadas, prevalecendo ações de curto prazo e com
atenção àqueles com vulnerabilidade de sobrevivência. Assim, o trabalho contribui
para os estudos sobre definição da relevância de stakeholders, revelando que
situações não familiares afetam estratégias de gestão com stakeholders. A pesquisa
também contribui em suas implicações gerenciais, apontando para a atenção
necessária de gestores quanto à composição do portfólio de stakeholders e suas
vulnerabilidades.