II ENLICSUL 2017: Recent submissions

  • Resumo de evento:  Santos, Edilson de Araújo dos; Oliveira, Edila Camila de; Fumeiro, Loianne Batista Xavier; Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objetivo desse texto é refletir acerca da formação docente inicial, discorrendo as possibilidades e limites do subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) ...
  • Resumo de evento:  Hoy, Felippy Strapasson; Teixeira, Paulo Victor Ribeiro; Korb, Vivian Maria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é fruto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em história da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e trata sobre tema: a ...
  • Resumo de evento:  Pavanello, Paola; Marotto, Silvia Regina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Dentre as inúmeras tarefas que a filosofia apresenta no ensino médio, é possível perceber que ela vai muito além da simples exposição de toda a sua vasta história e dos filósofos que transformaram o ...
  • Resumo de evento:  Romero, Maria Helena N.; Cezar, Kristhel de Lima; Filho, Jonas Migotto; Lauer, Mateus; Junior, Diniz Mello; Teixeira, Janaina; Pires, Julio Cezar (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esta comunicação tem por objetivo relatar experiências que os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID do Subprojeto História, do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, ...
  • Resumo de evento:  Cremonez, Roberta Elza Alves; Marotto, Silvia Regina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Através do contato diário com os alunos, percebe-se uma dificuldade em se ensinar filosofia: é uma matéria que envolve muita leitura e reflexão, e justamente por isso não chama a atenção da maioria dos ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pazett, Gabrielly; Kniess, Denise; Pesce, Marly Kruger de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O trabalho aqui relatado aconteceu através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Letras da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), através do incentivo da ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Paris, Flávio Pontes; Ricci, Maitê Macedo; Destefani, Edilaine Valéria; Rosa, Marcelo Caetano Cernev (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho objetiva analisar o uso do celular em sala de aula evidenciando seus impactos positivos e/ou negativos no processo de ensino aprendizagem, bem como realizar uma reflexão crítica sobre o ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Nicolodi, Marisa; Falcade, Stéfani das Chagas (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo relata a experiência adquirida com a participação no subprojeto “Recursos e Práticas Motivadoras e suas Diferentes Formas de Comunicação no Ensino da Matemática”, através do PIBID ...
  • Resumo de evento:  Molina, Tatiane Miranda; Mello, Ariane Carvalho; Zinelli, Bruna Rocha; Figueira, Claudia Ivanir Fonseca; Rodrigues, Eliandra Roballo; Lima, Juliana Diniz; Garcia, Fernanda Hart (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho descreve o desenvolvimento de algumas atividades que foram realizadas pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Matemática, do Instituto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mezacasa, Bruna Klauck; Rodrigues, José Augusto; Bedin, Everton (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O ensino de ciências possui uma grande importância para a sociedade de modo geral, pois sua presença é natural no cotidiano de todos. Contudo, muitas vezes, sua presença acaba passando despercebida; ...
  • Resumo de evento:  Bertonceli, Márcia; Santos, Franciele Quevedo dos; Santos, Franciele Soares dos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho apresenta breves reflexões considerando a especificidade da prática pedagógica na educação infantil com crianças entre um a dois anos de idade de uma turma de maternal I, num Centro Municipal ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Berdete, Maiara Moreira; Sodré, Sheila Peres; Rafael, Pedro Henrique de Sousa; Dias, Liz Cristiane (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) está vinculado com a escola parceira E.E.E. M Dr.º Antônio Leivas Leite desde meados de 2012, com o objetivo de trabalhar com os jovens ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Santos, Elaine Regiane Cordeiro dos; Carvalho, Roberta Pimenta Vieira de; Pinheiro, Marilene Jacobsen; Vanzuita, Simone (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    As crianças precisam estar em contato com a natureza descobrindo e experimentando tudo o que ela oferece. O contato com o meio natural tem muito para acrescentar na qualidade de vida e no desenvolvimento ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silva, Sandro da; Campos, Camila Dinat; Gonçalves, Mariana Dicheti; Meireles, Ingrid Suelen Rodrigues; Paniágua, Edson Romário Monteiro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O município de São Borja localizada na mesorregião sudoeste do Rio Grande do Sul faz fronteira com a municipalidade de Santo Tomé, Província de Corrientes, República Argentina. Fazem parte do contexto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Nuñez, Marcela Bautista (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esta escrita apresenta partes de uma pesquisa realizada no âmbito do ensino em Artes Visuais, as quais foram se constituindo durante Estágios curriculares e aulas em escolas vinculadas ao projeto PIBID, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Fedrigo, Thiago; Fedato, Marco; Kryszczun, Claudia da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A proposta para as oficinas de estética surgiram mediante a colaboração entre nós pibidianos e graduandos de Filosofia, da Universidade Estadual de Londrina, com a supervisora do projeto, juntamente com ...
  • Resumo de evento:  Ulguim, Juliana de Ávila (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este artigo apresenta uma oficina realizada na escola Dom Joaquim Ferreira de Mello no primeiro semestre de 2017, esta vinculada ao Subprojeto Artes Visuais, do Programa Institucional de Iniciação à ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Maycon Moraes; Battini, Luciana de Mello; Campos, Margarida Cássia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Trabalhar o conceito território em sala de aula é um desafio tendo em vista a complexidade do tema e as dificuldades encontradas no âmbito da educação geográfica para discutir tal conceito. O conceito ...
  • Resumo de evento:  Thomé, Jaqueline Sockenski; Goffi, Maria Gabriely (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O projeto Brincadeiras tradicionais na pré-escola, foi realizado em uma turma com 16 alunos com faixa etária de quatro anos de idade, na Escola Municipal Recanto Feliz, no município de Francisco Beltrão. ...
  • Resumo de evento:  Cremonez, Roberta Elza Alves; Cremonez, Paulo Sérgio Gimenez; Marotto, Silvia Regina; Pinheiro, Daniela de Oliveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objetivo deste trabalho foi descrever as etapas na condução e elaboração de um projeto de pesquisa integrada na educação básica, no Colégio Estadual Maestro Andrea Nuzzi (CEMAN), vinculada às atividades ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta