Eventos: Recent submissions

  • Resumo de evento:  Pontes, Tatiane Machado (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O texto apresenta o resultado parcial das ações desenvolvidas no ano corrente no subprojeto interdisciplinar, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, que objetiva ...
  • Resumo de evento:  Silva, Francielen Kuball (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A utilização de jogos didáticos no ensino de química pode ser empregada como atividade orientadora de ensino, com vistas a proporcionar a aprendizagem efetiva e motivar os estudantes. O objetivo desta ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Oliveira, Adriana Clara Pezzini de; Santos, Alana Carvalho dos; Chaves, Jean Ocyr D.; Lencina, Luísa Antunes; Fontoura, Natiele Dornelles; Ribas, Priscila Meireles Trindade (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho relata uma atividade dinâmica realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo, encontrada na cidade de São Borja e abrangendo todas as turmas do primeiro ao terceiro ...
  • Resumo de evento:  Silva, Andrea Fernandes da; Basso, Bruno da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Atualmente tem sido possível perceber a necessidade de uma real mudança na maneira de ensinar, e é com essa proposta que o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Martignago, Daniel Castro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O MEC (BRASIL, 2000) prevê que o estudo e o entendimento de biologia e de evolução biológica sejam direcionados para a formação de um sujeito que compreende as relações homem-ambiente e que as respeite, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Reis, Débora Mergen Lima; Kempka, Josiane; Andriola, Verginia Mello Perin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Considerando-se a educação como um processo dialógico, problematizador e inclusivo, que visa à construção da consciência crítica sobre o ser e o estar no mundo, pode-se inferir que ela constitui importante ...
  • Resumo de evento:  Sapelli, Lucas; Luz, Guilherme Braz da; Florencio, Débora Patrícia; Fontes, Patrícia Neto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), através de bolsas oferecidas pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), proporciona aos acadêmicos de ...
  • Resumo de evento:  Maraski, Cristian Henrique; Sá, Adriano Augusto de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Sabendo da curiosidade dos alunos pela astronomia, buscamos utilizar a mesma como ferramenta auxiliadora no aprendizado e o despertar do pensamento matemático. No dizer de Nogueira (2009), o estudo da ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Costa, Cíntia Fernanda da; Grendene, Luís Almiro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Estudos recentes que trabalham com o tema da interdisciplinaridade, demonstram que a mesma é mais do que um conceito teórico, é uma prática que diz respeito à junção dos conhecimentos disciplinares e ...
  • Trabalho apresentado em evento:  D’avila, Melissa Bazzo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Neste trabalho pretendo analisar a relação entre cultura juvenil e música, temáticas sobre as quais venho investigando no âmbito do subprojeto PIBID História da Universidade Federal de Santa Catarina, ...
  • Resumo de evento:  Valle, Ana Paula do; Silva, Maya Laysa Albuquerque (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de duas graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná – UFPR – bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Schemmfelnnig, Maranlaini Patricia Azevedo; Leite, Vanessa Caldeira; Frison, Lourdes Maria Bragagnolo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma atividade pedagógica de avaliação realizada no âmbito do Pibid/UFPel (2014-2018), (constituído por uma coordenadora institucional, 3 ...
  • Resumo de evento:  Duarte, Sandriane Valadão; Bento, Andressa Soares; Garrido, Alex Sandro; Terra, Karla dos Santos; Mota, Thaine Brede (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho está sendo desenvolvido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele é parte de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lima, Tatiane Machado de; Souza, Alessandra; Ramos, Larissa Oliveira; Lenz, Vinicius Motta; Benaduce, Gilda Maria Cabral (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar duas práticas feitas em sala de aula, no Instituto Estadual Guilherme do Prado Veppo, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no ano de 2016. ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Berlim, Denise; Botelho, Greice Meire; Rafael, David; Pareja, Cleide Jussara Müller (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente artigo tem como objetivo socializar o resultado do Subprojeto de Letras leitura: Formação de leitores, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIVALI, realizado ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silva, Sabrina Marafiga Cardoso da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho aconteceu em uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil de Santa Maria, por intermédio de atividades realizadas pelo grupo PIBID- Programa Institucional de Bolsas e ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Flores, Gislaine Patrícia Martins; Bueno, Aparecida Rocio; Costa, Gisele; Cordova, Idayane; Marafigo, Renata Pereira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Neste trabalho apresentaremos a importância do Programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Escola Básica Estadual ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Segat, Giovana Lazzaretti; Rodrigues, Luiza Laguna; Hoerlle, Sara Thaís; Naujorks, Jane da Costa; Rottava, Lucia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esta comunicação visa propor uma reflexão acerca dos benefícios e das dificuldades de uma prática docente colaborativa no contexto do PIBID/UFRGS - subprojeto Língua Portuguesa. Esse percurso iniciou ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Maass Junior, Rogério; Inhesta, Gabriela Marques; Rodrigues, João de Oliveria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Nas últimas décadas houve um considerável aumento da aceitação da sociedade perante as diferentes condições de sexualidade e suas manifestações de gênero. Todavia, dada a atual organização social, o ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Castilho, Vinícius Bardi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Neste documento relato minha regência de aulas/oficinas planejadas por meio das leis de implementação da história e da cultura Indígena no âmbito da Educação Pública, com jovens devidamente matriculados ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta