Resumo:
Considerando-se a educação como um processo dialógico, problematizador e inclusivo, que visa à construção da consciência crítica sobre o ser e o estar no mundo, pode-se inferir que ela constitui importante ferramenta de promoção à saúde. Esta promoção, no entanto, precisa superar a mera prevenção das doenças e riscos individuais para uma visão ampliada, que considera a influência dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais sobre as condições de vida e saúde. Assim, a saúde é compreendida não apenas como ausência de doença, mas como bem estar geral e qualidade de vida, o que determina que os problemas de saúde sejam enfrentados pela sociedade como um todo, uma vez que extrapolam a responsabilidade exclusiva do setor saúde e podem encontrar na escola, espaço pedagógico reconhecido socialmente, importante aliada na estimulação da criação de cenários favorecedores à saúde, na aprendizagem de comportamentos que permitam a proteção do meio ambiente, a conservação de recursos naturais e a implicação cada vez maior da população em projetos de promoção da saúde.