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Práticas digitais na escola: entre vetos e incômodos - as experiência sociais com recursos multimídia através do uso dos celulares nas aulas de Ciências Humanas

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Autor Kern, Eduarda Bonora;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1650974935123362;
Orientador Viola, Eduardo Annes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3451622343560365;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas digitais na escola: entre vetos e incômodos - as experiência sociais com recursos multimídia através do uso dos celulares nas aulas de Ciências Humanas;
Resumo A pesquisa é um estudo sobre o uso dos aparelhos celulares nas aulas de Ciências Humanas de duas escolas estaduais de São Leopoldo. O estudo busca fazer uma aproximação entre a Sociologia da Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. O objetivo do trabalho é compreender as relações desenvolvidas no interior das instituições escolares com esses dispositivos móveis de conexão a internet. As práticas, os significados e os questionamentos existentes nesse fenômeno contribui para a reflexão sobre o espaço escolar inserido na Sociedade da Informação. A leitura do campo através do conceito de experiência social de François Dubet indica trabalho de autoria exercido pelos atores escolares frente as normas institucionais que organizam os fazeres educativos. A metodologia de investigação utilizou-se da observação participante e da aplicação de questionários com educadores e educandos para aprofundar o entendimento do objeto de estudo. A análise de dados identificou a existência de mediações entre as demandas estudantis e as exigências institucionais veiculadas pelos professos no regramento das posturas em sala de aula. É possível concluir que a dimensão comunicativa da escola deve ser valorizada, sendo necessário experimentar práticas escolares onde os recursos multimídias do celular estejam articulados em projeto educativo de forma a integrar diferentes linguagens na construção dos conhecimentos.;
Abstract This research is a study about the use of cellphones in Human Science’s class, analyzed on two high schools maintained by State. The investigation explores interfaces between Sociology of Education and Tecnology of Information and Comunication. The point of search is realize about developing relationships in schools with cellphones and learning. Understant how pratices, meanings and questions in this phenomenon contributed for thinking educational spaces in Information Society. The concept of social expirencie formulated by François Dubet produced interpretations of field work in which demonstrated authorship in educational institutions. The metodology work was used participant observation and survey with students and teachers for collect information related to the object of study. The date analysis identified mediations between student's needs and institucional's script in class behavior. It's a possible conclusion the neccessity to valorize communicative and interactive dimension in school from experimenting multimedia resources of cellphone. This experiences should contribute for articulate an educational project with different languages to building knowledge.;
Palavras-chave Sociologia da educação; Sociologia da experiência; Tecnologias da Comunicação e da Informação; Celular em sala de aula; Sociology of education; Sociology of experience; Tecnology of Communication and Information; Cellphone in classroom;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-07-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7671;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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