Resumo:
A investigação tem como objetivo compreender o processo de inovação disruptiva desenvolvido pela rede de escolas Jesuites Educació na Catalunha, através do Projeto Horitzó 2020, e verificar como ele pode inspirar a Rede Jesuíta de Educação no Brasil. O Projeto Horitzó 2020 foi analisado quanto à sua origem, concepção, estratégias utilizadas, nível de participação, envolvimento da comunidade educativa e seus resultados. A revisão de literatura aborda conceitos de inovação, redes, gestão educacional e gestão da inovação educacional. Foram efetuadas entrevistas junto a nove membros da Jesuites Educació (professores, diretores e pais) e a três membros (diretores) da Rede Jesuíta de Educação. A consulta a fontes documentais assim como a análise das entrevistas esclarece que o âmbito da inovação implementada nas escolas jesuítas da Catalunha tem os seus pilares em um novo desenho curricular, na formação dos professores e na reforma dos espaços arquitetônicos. A análise dos dados revela o diferencial que caracteriza esse projeto por promover a inovação em uma rede de escolas. A rede desempenha um papel estratégico por atuar como um ecossistema que alavanca e sustenta a inovação. Como resultado, sugere-se um conjunto de ações à Rede Jesuíta de Educação do Brasil para fortalecer sua atuação em rede, explorar todo o seu potencial estratégico, superar a fragmentação e assim poder implantar as inovações. A experiência da Jesuites Educació abre amplas perspectivas de aprendizagem em rede e entre redes, de compartilhamento de recursos, de políticas de formação docente, de intercâmbios.