Resumo:
Esta Dissertação apresenta um estudo sobre questões curriculares no tempo presente, buscando investigar caminhos possíveis para a constituição de currículos multirreferenciais. O objetivo central desta pesquisa é identificar e analisar, à luz da Contemporaneidade e dos elementos que a compõem, pressupostos para a constituição de currículos capazes de contemplar várias perspectivas da realidade, considerando as ambivalências, pluralidades, heterogeneidades e subjetividades presentes nas práticas pedagógicas. Tendo como aporte teórico principal a Multirreferencialidade de Jacques Ardoino, elaborou-se uma bricolagem de estudos e teorias de pesquisadores que contribuíram para mapear pressupostos necessários na constituição desses currículos, concebidos como espaços nos quais se constituem identidades a partir das relações de saber/poder. A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa bibliográfica. A primeira parte da pesquisa apresenta um panorama das itinerâncias profissionais da pesquisadora. Na segunda parte, detalha-se todo o procedimento metodológico para a seleção dos autores e das obras que contribuíram para a proposição final. No percurso metodológico, identificaram-se, como referencial empírico, estudos de Antônio Flávio Moreira, Alfredo Veiga-Neto, Nilda Alves et al, Roberto Sidnei Macedo, Tomaz Tadeu da Silva, além da obra Jaques Ardoino e a Educação. Na terceira, desenvolve-se a Multirreferencialidade. A quarta parte aborda as questões sobre currículo. Na quinta parte, desenvolve-se a análise dos dados, através de uma bricolagem dos referenciais empíricos, mapeando os pressupostos necessários para a constituição de currículos multirreferenciais. Assim, os achados desta pesquisa evidenciam seis categorias de análise, aqui denominadas de pressupostos para a constituição de currículos multirreferenciais. A primeira categoria trata da historicidade dos currículos. A segunda aborda a concepção de currículos como sistemas abertos auto-organizadores e eco-organizados. Nessa categoria, ainda se identifica a importância de currículos como redes de saberes que exploram, como elementos potenciais, a inter e transdisciplinaridade. A terceira categoria trata de currículos como tempos/espaços da experiência. A quarta propõe a reorganização de tempos/espaços de ensino e de aprendizagem, desdobrando-se na concepção de currículos como fetiches, que valorizam tempos/espaços híbridos. A quinta categoria evidencia a condição inconteste do multiculturalismo na constituição desses artefatos educacionais. E a sexta propõe currículos implicados com a transformação e emancipação social. Essas categorias são consideradas fundamentais para se pensar em currículos conectados com as questões culturais do tempo presente.