Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo analisar as evidências possibilitadoras para a formação e atuação de líderes educadores em uma rede de varejo que busca desenvolver uma cultura de aprendizagem, considerando a percepção dessas lideranças e de suas equipes e dos empreendedores através de uma pesquisa-ação. A empresa em foco atua no ramo do comércio varejista, segmento vestuário, e possui 13 lojas no estado do RS. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, que se baseou na pesquisa-ação através de entrevistas, grupo de reflexão, grupo de foco e diário de bordo. Consideraram-se como participantes os três diretores, as 13 lideranças e 13 colaboradores, um de cada liderança. O tratamento desses dados foi utilizado sob olhar da análise de conteúdo, que se definiu considerando as categorias: 1 – Líder Educador; 2 – Organizações que Aprendem, desafios encontrados; 3 – Cultura Organizacional, elementos que viabilizam e que dificultam essa atuação de Líder Educador. Cada categoria originou subcategorias que foram referenciadas nas técnicas utilizadas na pesquisa-ação: Diagnóstico – intervenção e feedback. A revisão teórica abarcou conteúdos de Líder Educador; inicialmente primou por características de Líder e de Educador, para depois considerar as de Líder Educador, bem como também contemplou organizações que aprendem e a cultura organizacional. Para contribuir com a organização, a presente pesquisa apresentou os resultados que foram transformados em produtos; além disso, acredita-se que esta pode contribuir com futuras pesquisas e com a trajetória e realização profissional de lideranças, assim como no direcionamento de organizações do ramo do varejo e outras que estejam dispostas a contemplar uma cultura de aprendizagem – “organizações que aprendem”.