Resumo:
As tecnociências atingiram uma posição basilar na sociedade contemporânea marcada principalmente pelos avanços expressivos nos campos da biotecnologia e das engenharias genéticas, o que marcou significativamente o ambiente intelectual de finais do século XX. A questão da técnica ocupa um papel importante na obra de Habermas desde seus primeiros ensaios ainda na década de 1960, passando por sua obra magna na década de 1980 e seus mais recentes escritos, apresentando-se como um eixo temático-dialogal vivo e recorrente na arquitetônica do pensamento de tal filósofo. Podemos enxergar uma evolução do pensamento de Habermas acerca do fenômeno tecnológico, um interesse crescente acerca de tal fenômeno presente desde sua crítica às propostas de Herbert Marcuse e de outros integrantes da Escola de Frankfurt na década de 1960 até sua crítica aos impactos das intervenções biotécnicas no horizonte de nossa autocompreensão Ética da Espécie em 2001 e 2014. Porém, mesmo com uma explícita retomada da questão da técnica em seu pensamento, Habermas não aparece nos debates em Filosofia da Tecnologia, e também não aparece como um autor referencial dente contexto. Nesta pesquisa, nos direcionaremos para o desenvolvimento teórico-conceitual sobre o fenômeno técnico no pensamento de Habermas, tematizando a existência de uma Filosofia da Tecnologia em sua arquitetônica intelectual, e apontando para elementos que nos indicam os traços de um pensar fecundo sobre tecnologia presente em sua trajetória intelectual. Neste sentido, argumentaremos a existência de uma linha de continuidade entre os primeiros escritos de Habermas e sua crítica mais recente, o que nos revelará uma Filosofia da Técnica que pensa tal fenômeno em marcos importantes do século XX e inícios do século corrente. O problema que nos direciona nesta pesquisa é um esquecimento deste aspecto do pensamento de Habermas no campo dos debates em Filosofia da Técnica. Assim, procuramos além de tematizar a existência de uma Filosofia da tecnologia, apontar para as contribuições de seu pensamento aos debates atuais em Filosofia da Tecnologia e também bioéticos.