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Currículo e práticas pedagógicas na implementação do Programa Circuito Campeão no Estado do Tocantins

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metadataTrad.dc.contributor.author Aguiar, Gilvânia Queiroz Madeira de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7962632620167445;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Roberto Rafael Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Currículo e práticas pedagógicas na implementação do Programa Circuito Campeão no Estado do Tocantins;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação, construída a partir da linha de pesquisa II: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas, analisa o Programa Circuito Campeão (PCC), implantado no Estado do Tocantins através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, a qual se iniciou em 2004. No âmbito deste estudo, objetivouse compreender como o currículo e as práticas pedagógicas se concretizam mediante as propostas do referido programa, bem como enfatizar as estratégias que as regulam, tendo em vista que o conceito de regulação serve como forma de organização desde trabalho. Para tanto, foram examinados variados documentos – formais, curriculares e pedagógicos – que influenciaram na formalização da parceria e no desenvolvimento do programa nos anos iniciais do ensino fundamental no referido Estado. Tais documentos evidenciam determinados discursos criados a partir das políticas públicas educacionais, relacionadas às políticas curriculares visíveis nas normas que orientam e regulam o currículo e as práticas pedagógicas de várias escolas estaduais. As perspectivas adotadas são neoliberais, representadas através de ações implantadas pela gestão educacional, em prol dos almejados resultados a partir dos índices das avaliações externas realizadas nas escolas. Essa visão neoliberalista gera individualismo e competitividade entre escolas, professores, alunos e demais atuantes desse contexto. Neste percurso investigativo, a proposta e os objetivos do programa estudado foram caracterizados, a partir da análise dos documentos que contemplaram os objetivos propostos nesta pesquisa. Buscou-se entender a forma pela qual o currículo e as práticas pedagógicas são reguladas pelos princípios orientadores do Circuito Campeão no estado do Tocantins. Dado que esta pesquisa faz parte do campo teórico dos Estudos Curriculares, a análise foi realizada a partir de três categorias analíticas, sendo elas: Políticas Curriculares, Práticas Pedagógicas e Neoliberalismo. Após as análises desenvolvidas, foi possível compreender as estratégias que regulam o currículo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no Estado do Tocantins a partir do PCC, considerando que as propostas são definidas pelo programa e desenvolvidas cotidianamente, a partir das matrizes de habilidade e da sistemática de acompanhamento. Tais estratégias proporcionam as avaliações na sala de aula e monitoram o processo pedagógico. Conclui-se esta pesquisa enfatizando a importância do estudo acerca das relações existentes entre políticas curriculares e neoliberalismo.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation, developed within Teacher Education, Curriculum and Pedagogical Practices research line, analyzes the Circuito Campeão Program, implemented in the State of the Tocantins, Brazil, through a partnership with the Ayrton Senna Institute that initiated in 2004. This study aimed at understanding how the curriculum and pedagogical practices are materialized by means of the Program's proposals, as well as to emphasize the strategies that regulate them, considering that the concept of regulation serves as a way of organizing this study. Therefore, diverse documents were examined - including formal, curricular and pedagogical records -, considering that they influenced on the formalization of the partnership and on the development of the Program in the first years of Elementary School in Maranhão. Such documents present some discourses originated from educational public policies, which are related to curricular policies that are present on the norms that guide and regulate the curriculum and the pedagogical practices of many state schools. In these documents, the adopted perspectives are neoliberal and represented through actions implemented by the educational management sector, in favor of the desirable results indicated by external evaluations of schools. This neoliberalist vision generates individualism and competitiveness between schools, teachers, students and other members of school communities. Considering these aspects, the proposal and the objectives of the Circuito Campeão Program were characterized, by means of an analysis of the documents in accordance with the objectives of this research. The analysis aimed at understanding the way by which the curriculum and the pedagogical practices are regulated by the Circuito Campeão's guiding principles in the state of Tocantins. Considering that this research is part of the Curricular Studies theoretical field, the analysis was organized in three analytical categories: Curricular Policies, Pedagogical Practices and Neoliberalism. Through the analytical procedures, it was possible to understand the strategies that regulate the curriculum and the pedagogical practices in the State of Tocantins, through the Circuito Campeão Program, considering that these proposals are defined by the Program and daily developed in schools, in accordance with ability matrices and monitoring procedures. Such strategies provide evaluations of classes and keep track of pedagogical processes. The conclusions of this study emphasize the importance of studying relations between curricular policies and neoliberalism.;
metadataTrad.dc.subject Programa Circuito campeão; Currículo; Práticas pedagógicas; Políticas curriculares; Políticas curriculares; Circuito Campeão program; Curriculum; Pedagogical practices; Curricular policies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-12-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7640;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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