RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão educacional: formação continuada de professores frente à identidade institucional

Mostrar registro simples

Autor Lima, Marcos Epifanio Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9848315028689294;
Orientador Werle, Flávia Obino Correa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão educacional: formação continuada de professores frente à identidade institucional;
Resumo A presente dissertação tem como escopo abordar a gestão educacional em sua correlação com a formação continuada de professores e com a identidade institucional. Nesse sentido, para balizar o estudo de modo que fosse entendido nacional e oficialmente o que está posto pelo Estado sobre esses temas, buscou-se analisar informações oriundas dos documentos governamentais e, principalmente, dos espaços virtuais disponibilizados pelo Ministério da Educação quanto a sua abordagem e conteúdo, ofertados através de programas e projetos formativos docentes. Em complementaridade ao estudo sobre o planejamento estatal para a formação de professores, procedeu-se com a análise documental de material oriundo da formação de professores em uma unidade educacional da Rede Jesuíta de Educação, entidade de cunho privado, filantrópico e confessional. Nessa pesquisa, foi ofertado ainda, nesse espaço de empiria, uma abordagem em duas frentes: resgate da memória de docentes quanto à formação de professores em forma de Narrativa Conjunta e a oferta de oficina pedagógica com gestores do Colégio sobre identidade institucional da Unidade.;
Abstract The present dissertation aims to address educational management in its correlation with continuing teacher formation and institutional identity. In this sense, in order to mark the study in a way that was understood nationally and officially by the state on these themes, we sought to analyze information from government documents and, especially, the virtual spaces provided by the Ministry of Education regarding its approach and content, offered through teacher training programs and projects. In complementarity to the study on state planning for teacher training, a documentary analysis was carried out on the training of teachers in an educational unit of the Jesuit Education Network, a private, philanthropic and confessional entity. In this research, two approaches was also offered in this empiric space: rescue of the teachers' memory regarding the formation of teachers in the form of a joint narrative and the offer of a pedagogical workshop with managers of the School on the institutional identity of the Unit.;
Palavras-chave Gestão educacional; Formação continuada de professores; Identidade institucional; Educational management; Continuing teacher formation; Institutional identity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-08-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7483;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística