Resumen:
A história das mulheres foi marcada por uma longa trajetória de preconceitos e de dificuldades, o que não difere da mulher quilombola cearense. A luta histórica das mulheres negras é pela garantia da dignidade e da resistência contra a exclusão social e racial. O objetivo desse estudo foianalisar aspectos da liderança e do protagonismo feminino na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no estado do Ceará, enquanto experiência coletiva e/ou individual. A pesquisa se deu inicialmente por uma revisão bibliográfica onde fiz um levantamento da trajetória da mulher negra e da quilombola, analisando suas lutas, conquistas e resistências. Apresentei o papel das mulheres negras quilombolas como agentes propulsoras das lutas pela regularização de seu território e pela manutenção da memória coletiva. Busquei elementos conceituais para compreendermos o que significa quilombo na atual realidade brasileira e como as comunidades quilombolas se organizaram no estado do Ceará e a atual situação destas comunidades. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no município de Araripe, no estado do Ceará, que já teve seu territórioreconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
(INCRA). Utilizei aHistóriaOral, como principal metodologia e memória como principal
fonte, sendo entrevistadas mulheres envolvidas em vários segmentos, como educação, associação comunitária, religiosidade e representatividade política. Percebe-se que, se antes o espaço de atuação da mulher quilombola estava relacionado à luta constante pela reprodução da família e da comunidade, hoje, essa luta toma outros sentidos, atuando no espaço público-político pela inclusão da comunidade em políticas públicas e pelo reconhecimento de seus direitos fundiários. Confirmei a minha hipótese de que essas mulheres tem agido de forma ativa, como verdadeiras protagonistas, que contribuem com a manutenção e o desenvolvimento dessas comunidades quilombolas.