Resumo:
O Marketing Educacional das Instituições de Ensino Superior deve ter a missão de conhecer e compreender as reais necessidades dos envolvidos no processo, na medida em que, ao satisfazer estas premências e expectativas, poderá estar à frente de suas concorrentes, gerar boa reputação e credibilidade e, consequentemente, melhorar os resultados institucionais. Essa demanda apareceu de modo singular devido ao crescimento do número de Instituições de Ensino Superior, nas duas últimas décadas. A tarefa de captar, reter e fidelizar alunos tornou-se mais complexa, pois a oferta é maior que a demanda. Neste intuito, o objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar quais foram as estratégias de Marketing Educacional desenvolvidas na Faculdade Murialdo no período de 2012 a 2016.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o estudo de caso como metodologia; é de caráter descritivo, em que a técnica de coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Como sujeitos, foram pesquisados dez profissionais da Instituição, sendo direção, professores e técnicos-administrativos, por deterem as informações necessárias à discussão dos resultados da pesquisa e fizeram parte do quadro funcional no período de 2012 a 2016. A análise dos resultados da pesquisa apontou para o desenvolvimento de estratégias de comunicação com foco nos valores institucionais como responsabilidade social, educação humanizada, confiança e solidariedade. Novos cursos foram desenvolvidos para a comunidade acadêmica: em 2012 a Instituição iniciou com a oferta de três cursos; em 2014 já eram sete. Como principais resultados, identificou-se que as estratégias de marketing utilizadas pela Faculdade Murialdo estavam relacionadas, especialmente, às ações de comunicação, principalmente, com o objetivo de apresentar à comunidade local e regional e captar alunos para o novo negócio. Neste intuito, apresentou-se o posicionamento de uma IES que se diferencia pela qualidade de ensino e pelas relações humanizadas, próprias dos princípios Murialdinos.