Resumo:
O cenário educacional brasileiro passou a ter uma nova configuração com a expansão do ensino pelo setor privado a partir dos anos 90. Diante desse contexto, a prática de gestão educacional dos cursos de graduação, na figura do coordenador, configura-se como um dos elementos relevantes nos processos de gestão, para a garantia da excelência acadêmica e sustentabilidade das instituições educacionais de ensino superior no Brasil. A fim de melhorar o processo de tomada de decisão dos coordenadores de curso de graduação e contribuir para a qualidade e sustentabilidade dos cursos de graduação, esta pesquisa tem como objetivo geral propor um Sistema de Informações Gerenciais (SIG), com base em dados internos e externos. A pesquisa busca responder à seguinte questão: na gestão de cursos de graduação em IES privadas, quais informações são relevantes para os coordenadores de cursos, considerando o binômio qualidade e sustentabilidade? A instituição utilizada como campo empírico foi a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, universidade jesuíta e comunitária no sul do país. O método utilizado para esta pesquisa foi o estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados entrevistas com gerentes da Unidade de Graduação e a aplicação de um questionário online aos coordenadores de curso. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica da análise descritiva. O resultado final deste projeto evidencia a dificuldade e o esforço dos coordenadores para a busca e acesso às informações necessárias para suas atividades de gestão. Além disso, foi possível classificar diversos tipos de informação quanto à sua importância e acessibilidade para os coordenadores de curso visando à composição de um sistema de informações gerenciais. Outrossim, foi possível demostrar, através de um protótipo, a simulação do sistema com base na arquitetura de TI proposta para este projeto.