RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O papel da tecnologia da informação nas instituições de ensino superior : um estudo de caso em uma instituição de ensino privada e comunitária

Mostrar registro simples

Autor Metz, Mônica;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0650223267406616;
Orientador Jacobus, Artur Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O papel da tecnologia da informação nas instituições de ensino superior : um estudo de caso em uma instituição de ensino privada e comunitária;
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma a área de Tecnologia da Informação da Unisinos deve se estruturar e que serviços deve prover para atender às necessidades estratégicas e operacionais da instituição. O referencial teórico aborda conceitos de estratégia, planejamento estratégico, alinhamento de TI (Tecnologia da Informação), estratégia nas instituições de ensino e governança de TI. Com a finalidade de captar a estratégia institucional em movimento e propor um maior alinhamento, foram utilizadas técnicas de coleta e análise de dados com foco em públicos diferenciados, a fim de atingir todas as partes interessadas na pesquisa. Foram efetuadas entrevistas junto a oito gestores da Unisinos, aplicados questionários junto os colaboradores da Unisinos e os funcionários da sua área de TI e foi analisado o Relatório da Avaliação Institucional para coletar percepções de alunos, professores e funcionários da Unisinos em relação à sua infraestrutura tecnológica. A partir das informações coletadas, foi possível identificar a necessidade de uma área de TI mais propositiva e protagonista, tanto do processo de planejamento quanto da própria estratégia institucional. Ficou clara a necessidade de um alinhamento real, e não apenas uma resposta às ações da organização, a necessidade de uma área de tecnologia que explore as tendências tecnológicas, apoiando o negócio a entender as suas potencialidades. Como resultado, sugere-se um conjunto de ações para possibilitar um direcionamento maior das atividades da área de TI para as necessidades da instituição, como o estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional e do planejamento estratégico da Unisinos, elaboração do planejamento estratégico de TI, qualificação do corpo funcional e ampliação da participação dos funcionários em eventos, estudo de tendências e tecnologias, criação de ambientes de experimentação, potencialização do comitê de gestão de TI, entre outras proposições.;
Abstract This study aims to analyze how Unisinos´s Information Technology area should be structured and which services should be provided to meet the institutional strategic and operational needs. The theoretical framework deals with concepts of strategy, strategic planning, IT alignment, strategy in educational institutions and IT governance. With the purpose of capturing the institutional strategy in motion and proposing a greater alignment, techniques of data collection and analysis focused on different groups of the academic community were used to reach all stakeholders in the research. Interviews were carried out with eight Unisinos managers, questionnaires were applied to Unisinos employees and their IT staff, and the Institutional Evaluation Report was analyzed to collect perceptions of students, professors and employees about the technological infrastructure. From the information collected, it was possible to identify the need for a more proactive and protagonist IT area, both in the planning process and in the institutional strategy. The research revealed the need for a real alignment, not just as a response to the organization's actions, and the need for an IT area that prospects technological trends, supporting the business to understand its potentialities. As a result, a set of actions is suggested to target IT activities according to the needs of the institution, such as the study of Unisinos´s Institutional Development Plan and strategic planning, development of the strategic planning of IT, qualification and expansion of employees participation in events, study of trends and technologies, creation of experimentation environments, empowerment of the IT management committee, among others.;
Palavras-chave Alinhamento; Planejamento estratégico; Ensino superior; TI; Gestão educacional; Alignment; Strategic planning; Higher education; IT; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7144;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística