Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa acadêmica para obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Tem como tema a gestão pedagógica em cursos técnicos a distância e por objetivo analisar a(s) expressão(ões) da gestão pedagógica nos cursos técnicos a distância em duas instituições escolares privadas do RS. A partir de uma metodologia qualitativa exploratória, a pesquisa teve como campo empírico duas instituições escolares
privadas. A coleta de dados incluiu dados de matrículas, produções acadêmicas, documentos institucional, bases legais nacionais, do estado do RS, e entrevista semiestrutrada realizada com o coordenador e a supervisora dos cursos técnicos na
modalidade a distância de cada uma das instituições pesquisadas. Os dados foram
analisados a partir da análise documental (Cellard, 2012) e análise de conteúdo
(Bardin, 2011). A fundamentação teórica abordou as categorias dualidade estrutural,
mercado educacional, políticas públicas e educacionais, gestão escolar e pedagógica, escola enquanto organização educativa e gerencialismo na educação. As discussões foram fundamentadas a partir dos autores Kuenzer (2007), Ball (2001, 2006, 2012, 2013), Afonso (2000), Ozga (2000), Mainardes (2006), Libâneo (2004, 2016), Werle (2001), Luck (2006-2011), Paro (2003, 2010) Lima (2011), Morgan (1996) e Hypolito (2011), entre outros. Como resultados, percebeu-se que há um esvaziamento das expressões pedagógicas neste formato e modalidade de ensino, com legislações regulamentadoras desconectadas, tratando das demandas operacionais para oferta dos cursos e deixando espaço para o livre funcionamento e organização das instituições, representando uma nova oportunidade de
mercantilização da educação. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização e funcionamento dos cursos e nas suas gestões. O pedagógico está presente nas instituições de ensino, mas, a partir dos resultados, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nas legislações, nas produções acadêmicas, nos documento institucionais e entrevistas, onde o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico, ratificando o que os dados de matrículas demonstraram no mapeamento desta modalidade e oferta de ensino.