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Poética da vontade : uma ética hermenêutica na perspectiva de Paul Ricoeur

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Autor Jesus, Valdinei Vicente de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5759046430498769;
Orientador Rohden, Luiz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8262728507671434;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Poética da vontade : uma ética hermenêutica na perspectiva de Paul Ricoeur;
Resumo A tese tem como principal objetivo sustentar que a aplicação da ética em Ricoeur, sob a perspectiva do respeito e do reconhecimento, exige uma solução poética. Para tal a presente investigação 1) utiliza o terceiro livro da pequena ética de Ricoeur, que trata da tragédia grega e da sabedoria prática, para escancarar os limites do formalismo kantiano, com seu método ascendente de justificação de máximas, ao mesmo tempo que elucida a proposta do pensador francês de adicionar um critério descendente de justificação; 2) passa pela sustentação de que a proposta de Conil de defender uma hermeneutização pura de Kant, diferentemente de Ricoeur, permanece confinada nos limites do kantismo que apregoa o critério ascendente de justificação e como tal não é suficiente para orientar tomadas de decisões em casos difíceis; 3) propõe a tese de que a saída para o problema da aplicação da ética aos hard cases consiste em uma solução poética, mais especificamente, em um uso poético-metafórico do imperativo categórico alicerçado na capacidade da imaginação; 4) elucida o respeito enquanto critério descendente de justificação ao qual se deve conceder prioridade em todas as vezes que o respeito à singularidade insubstituível das pessoas entrar em conflito com ao imperativo categórico; 5) torna claro que o liame entre o respeito e o reconhecimento se desenha na medida em que ambos remetem à singularidade insubstituível, ou seja, aos seres portadores de existência-valor; e, por fim, 6) esclarece que o verdadeiro reconhecimento da existência-valor não está no reconhecimento no plano jurídico ou na reciprocidade moral mas se enraíza no reconhecimento ético-simbólico da economia do dom. Nesse contexto, propomos um uso meramente regulativo da figura da ágape enquanto um critério adicional supra ético – não metaético – que pode ser útil para que se possa fiscalizar a exigência de uma reciprocidade radical sempre à espreita no coração do imperativo kantiano.;
Abstract This thesis has as main objective to support the application of Ricoeur’s ethics, especially from a perspective of respect and recognition, requires a poetic solution. For this, the present investigation 1) uses the third book of the Ricoeur’s small ethics, which deals with the Greek tragedy and the practical wisdom, to open the limits of Kantian formalism, with its ascending method of justification of maxims, at the same time that it elucidates the proposal of the French thinker to add a descending criterion of justification; 2) goes through the support that Conil’s proposal to defend a pure Kant’s Hermeneutization, unlike Ricoeur, remains within the limits of Kantianism that proclaims the ascending criterion of justification and as such is not sufficient to guide decision-making in difficult cases; 3) proposes the thesis that the solution to the problem of applying ethics to hard cases consists of a poetic solution, more specifically, a poetic-metaphorical use of the categorical imperative based on the capacity of the imagination; 4) elucidates respect as a descending criterion of justification to which priority must be given at all times when respect for the irreplaceable singularity of persons conflicts with the categorical imperative; 5) it makes clear that the link between respect and recognition is drawn insofar as both refer to the irreplaceable singularity, i.e., to the existence-value bearing beings; and finally 6) clarifies that the true recognition of existence-value is not in legal recognition or moral reciprocity but is rooted in the ethic-symbolic recognition of the gift economy. In this context, we propose a merely regulative use of the figure of agape as an additional supra-non-metaethical criterion that may be useful in order to control the demand for radical reciprocity always lurking at the heart of Kantian imperative.;
Palavras-chave Ética; Ricoeur; Kant; Imperativo; Imaginação; Ethics; Ricoeur; Kant; Imperative; Imagination;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-03-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7059;
Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia;


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