Resumo:
As organizações buscam cada vez mais líderes que se identifiquem com seus princípios e reproduzam os valores da instituição em suas práticas cotidianas. A Rede Marista é uma instituição que estimula o desenvolvimento dos seus líderes e a identificação com o carisma de seu fundador. O objetivo deste estudo foi analisar as principais características que constituem a identidade das lideranças na Rede Marista, nas dimensões pessoal, relacional e institucional, através de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, tendo como estratégia o Estudo de Caso. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas realizadas com lideranças estratégicas que atuam nos empreendimentos da Rede Marista, e pela pesquisa documental sobre a trajetória de liderança do fundador da instituição. Os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo com categorias a priori e categorias emergentes. Respondendo aos objetivos da pesquisa, identificou-se os principais desafios e necessidades enfrentadas pelas lideranças maristas; a forma como os princípios do fundador se expressam na identidade de liderança nos dias de hoje e apresentou-se os elementos fundamentais que devem ser considerados em um Programa de Formação de Lideranças Maristas. A construção da identidade de liderança ocorre através do autodesenvolvimento e das influências estabelecidas nas relações com as pessoas, com os grupos e com a instituição.