Resumo:
O objetivo do presente trabalho é analisar a abordagem das capabilidades na obra de Amartya Sen para identificar em que medida essas capabilidades influenciam no desenvolvimento humano e social. Buscaremos compreender as razões que levaram Amartya Sen a defender a liberdade como a chave para o desenvolvimento. Analisaremos as oportunidades, os direitos e as liberdades presentes no enfoque das capabilidades, partindo das formulações senianas expressas no texto Equality of What?, escrito no ano de 1979, para chegaremos a obra A Ideia de Justiça, publicada no Brasil em 2011. Neste percurso visitaremos as concepções contidas em seus escritos Desigualdade Reexaminada; Desenvolvimento como expansão de capacidades e Desenvolvimento como Liberdade. O Objetivo geral deste trabalho é estudar a abordagem das capabilidades seniana, delinear sua evolução e identificar em que medida as capabilidades contribuem para o desenvolvimento. A análise se limitará a abordagem filosófica das capabilidades, sendo, para tanto, importante compreendermos as necessidades e os valores que justificam as realizações e as escolhas individuais. Para o êxito da investigação tentaremos responder as seguintes indagações: (i) o que é igualdade segundo a teoria de Sen?; (ii) como Amartya Sen apresentou, ao longo de sua obra, sua ideia de capabilidades?; (iii) é possível afirmar que houve modificações interpretativas substanciais na teoria seniana das capabilidades?; (iv) qual o sentido de liberdade para Amartya Sen?; (v) sob quais aspectos a abordagem das Capabilidades nos possibilita entender o desenvolvimento como liberdade?. A estratégia metodológica central desse estudo é essencialmente teórica e os procedimentos analíticos ocorrerão por meio de revisão da literatura em torno da temática investigada. Além de ler as obras do autor aqui indicadas, buscaremos dialogar com seus críticos e comentadores. Como resultado pretendemos esclarecer como a liberdade, agregada às atividades econômicas, sociais e políticas, pode ser considerada um instrumento de medição do progresso e de eficácia social, extrapolando os espações de avaliação das demais teorias.