Resumo:
Esta dissertação trata de um tema relativamente novo na educação brasileira – os Direitos Humanos. Diante desta perspectiva, sendo as Instituições educativas lugares de convivência com a diversidade, as razões para este tema parte do princípio que a educação superior ajuda a preparar o educando para o mercado de trabalho e realiza todo o processo de qualificação na parte técnica, atendendo aos interesses do capitalismo. Todavia, percebe-se uma lacuna para que o mesmo tenha uma visão humanizada da vida, uma visão crítica. Nesse contexto, esta dissertação versa acerca de um Estudo de Caso dos espaços acadêmicos de uma Instituição de Educação Superior - IES privada do Centro Oeste. A questão de estudo posta é Como a prática e a vivência da Cultura dos Direitos Humanos apresentam-se nos espaços educativos? Em termos metodológicos, o desenvolvimento desta pesquisa foi qualitativa de cunho exploratório e descritivo, utilizando como estratégia o Estudo de Caso, com a técnica de coleta de dados e a Análise de Conteúdo dos documentos e dos demais materiais empíricos de modo a poder chegar aos resultados possibilitados pela dimensão da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, constatam-se que a IES pesquisada reconhece a importância da efetivação da Educação em Direitos Humanos, contudo, ainda não encontrou o caminho para discutir e, sobretudo, pensar a Instituição não como espaço educativo no qual a Cultura dos Direitos Humanos é discutida em normas e decretos, mas espaço no qual essa Cultura é produzida e vivenciada.