Resumo:
Esta pesquisa destaca o processo de identidade afrodescendente, no bojo do processo educacional formal, partindo da seguinte pergunta, como se processa a construção da identidade do afrodescendente numa perspectiva de pertencimento multicultural no contexto social de Roraima? E para responder a essa questão, necessitou analisar os mecanismos existentes referente à política do branqueamento e suas interferências nos processos de identidade dos afrodescendentes numa perspectiva de pertencimento multicultural em Boa Vista-Roraima. Em que o referido estudo tem como aportes teóricos Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. Mediante a análise dos documentos e as falas dos participantes nas instituições envolvidas na pesquisa, foi constatado nesse sentido que o ambiente educacional escolar, ressalta as representações simbólicas e conceitos construídos socialmente representados por meio dos signos e da linguagem, a identidade e as diferenças afrodescendentes no contexto temporal em Boa Vista/Roraima, contidas nas relações sociais, que ainda tenta prevalecer a hegemonia branca.