Resumo:
Esta pesquisa buscou compreender como que se dá a construção dos saberes, proposto pelos educadores sociais, nas aulas do Programa Jovem Aprendiz de duas Obras Sociais do Instituto Leonardo Murialdo, sendo uma em Porto Alegre e a outra em Caxias do Sul. Tendo como foco a educação popular, procurou entender como os educadores sociais ministram suas aulas e as estratégias por eles vivenciadas que corroboram para transformar os educandos do Programa Jovem Aprendiz em sujeitos críticos e reflexivos. Com o intuito de atender as demandas investigativas, o estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa e ouviu por meio de entrevistas em profundidade e pela escrita da memória pedagógica, quatro educadores, sendo dois da Obra Social Murialdo de Porto Alegre e dois da Obra Social Murialdo de Caxias do Sul. Para complementar os dados coletados ouviu-se quatro educandos da Obra Social Murialdo de Porto Alegre, utilizando-se da escrita da memória pedagógica e diálogos em roda. Os aportes teóricos principais, que deram base ao estudo, foram Freire, Brandão, Gohn,Tardif, Giroux, Arroyo, Nóvoa, Vasconcellos. Para responder os objetivos da pesquisa, algumas questões – dimensões foram necessárias: Formação e concepções do educador social; Saberes e a práxis pedagógica do educador social; Desafios encontrados na gestão das aulas; Educandos: construção de sujeitos críticos-reflexivos; Ser educador social nas obras sociais Murialdo. O estudo concluiu que os saberes que favorecem a construção de sujeitos críticos e reflexivos não estão prontos, nem são dados, precisam ser constantemente construídos na parceria educador/educando, considerando as suas histórias pessoais e o contexto onde se inserem.