Resumo:
Esta dissertação analisa as relações entre os discursos da moda veiculados na imprensa e a construção dos estereótipos de gênero femininos, nos anos de 1960 a 1970, no Rio Grande do Sul. Para isso, foram analisadas as colunas de moda publicadas no jornal Correio do Povo e na Revista do Globo neste período, além de fotografias publicadas nestes veículos e também aquelas que evidenciam o cotidiano porto-alegrense. A partir dessas fontes buscou-se apresentar as principais tendências de moda divulgadas no Sul e como elas se relacionavam com os ideais de feminilidade vigentes. Procura-se entender de que maneira os discursos do sistema da moda atuavam na manutenção dos estereótipos de gênero e também na proposta de novos ideais de feminilidade. Como resultado, foi possível observar que estes veículos de imprensa optavam por divulgar tendências de moda relacionadas a um comportamento controlado das mulheres, associado à elegância, mantendo afastadas de suas publicações sugestões que poderiam apresentar formas consideradas mais liberais de movimento corporal e comportamental.