metadataTrad.dc.contributor.author |
Moreira, Juliana Conceição; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5273126002258672; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Rohden, Luiz; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8262728507671434; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
A filosofia como exercício para viver bem no diálogo Fédon de Platão; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O objetivo desta dissertação consiste em apresentar a Filosofia como exercício para viver bem no diálogo Fédon de Platão, portanto, apresentamos a figura de Sócrates. Nossa proposta de [re] leitura da obra possibilita-nos identificar a forma como deve viver o filósofo, sobretudo pela postura convincente socrática - ao contrário do que sugere a leitura clássica de “provar” a imortalidade da alma. Nesta perspectiva, a filosofia consiste em postura, em cuidado consigo mesmo e um modo de viver, onde discurso e ação estão em consonância. No Fédon, Sócrates afirma que a filosofia consiste em um exercício para a morte, considerando esta afirmação, a nossa investigação propõe que boa vida e exercício para a morte podem significar o mesmo no diálogo, ou seja: a tarefa da filosofia. Sendo assim, apresentamos no primeiro capítulo o Fédon, sua temática e seus aspectos essenciais, evidenciando a postura frente à morte de Sócrates e a forma como viveu. No segundo capítulo justificamos as contribuições de Pierre Hadot, cuja tese aproxima-se de nossa proposta, a filosofia grega de acordo com ele é considerada além de um discurso teórico, um modo de viver, possibilitando o sujeito [re] criar e modificar sua forma de agir. No terceiro e último capítulo, abordamos a interpretação de Hans Georg Gadamer exclusivamente sobre o diálogo, a [re] leitura do filósofo aponta alguns elementos importantes, tal como o contexto histórico, a relevância do mito e análise sobre os argumentos acerca da alma. Por fim, nossa hipótese procura justificar através destes autore a Filosofia como um exercício para viver bem, onde o sujeito, pautado pela sua consciência de finitude, procura tornar-se melhor, aperfeiçoando sua conduta e postura em vida.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The purpose of this dissertation is to introduce Philosophy as an exercise to live well in Plato's Phaedo dialogue, so we present the figure of Socrates. Our proposal for a re-reading of the work enables us to identify how the philosopher should live, especially in the Socratic conviction - contrary to the classic reading of "proving" the
immortality of the soul. In this perspective, philosophy consists of posture, self-care and a way of living, where discus and action are in harmony. In the Phaedo, Socrates affirms that philosophy consists in an exercise for death, considering this affirmation, our investigation proposes that good life and exercise for death can mean the same
in the dialogue, that is: the task of philosophy. Thus, we present in the first chapterthe Phaedo, its theme and its essential aspects, showing the attitude towards the death of Socrates and the way he lived. In the second chapter we justify the contributions of Pierre Hadot, whose thesis is close to our proposal, the Greek philosophy according to it is considered beyond a theoretical discourse, a way of living, enabling the subject [re] to create and modify its form to act. In the third and
last chapter, we address Hans Georg Gadamer's interpretation exclusively on the
dialect, the philosopher's [re] reading points out some important elements, such as the historical context, the relevance of the myth and analysis on the arguments about the soul. Finally, our hypothesis seeks to justify through these authors that Philosophy as and exercise to live well, where the subject, ruled by his consistency of finitude, seeks to become better, perfecting his conduct and posture in life.; |
metadataTrad.dc.subject |
Filosofia; Platão; Hermenêutica; Gadamer; Hadot; Philosophy; Plato; Hermeneutical; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2017-03-30; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6323; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |