Resumo:
Esta dissertação, trabalho de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional, buscou discutir a seguinte questão: como políticas, processos e ações de internacionalização foram desenvolvidos e implementados na UnB na gestão 2013 -2016? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os processos de internacionalização no âmbito da UnB, bem como os contextos em que ocorrem. Complementarmente, os objetivos específicos foram: a) a elaboração de um panorama da educação superior brasileira frente a um contexto global de crises e analisar o posicionamento da UnB nesse cenário; b) a análise da atuação da Assessoria de Relações Internacionais, dos Decanatos de Ensino e Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão nos processos de internacionalização da UnB; c) indicar a importância dos fatores de internacionalização nas avaliações de desempenho de servidores e docentes da UnB. Para obtenção dos resultados, primeiramente, procedeu-se uma revisão bibliográfica da produção acadêmica brasileira na área da internacionalização. Em seguida, foi apresentada contextualização do processo de internacionalização, abordando os seguintes aspectos: globalizações, desafios e possibilidades na universidade, a universidade no Brasil, internacionalização no Brasil e caracterização da Universidade de Brasília. A metodologia empregada foi a análise documental de dois documentos de gestão da Instituição: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014 – 2017 e o Relatório de Autoavaliação 2015; e entrevistas semi-estruturadas com quatro gestores da instituição. Esses dados foram organizados em seis categorias: a) Políticas de Internacionalização na UnB; b) Servidores x Internacionalização; c) Países Privilegiados nas Atividades de Internacionalização; d) Áreas do Saber Privilegiados nas Atividades da Internacionalização; e) Desafios da Internacionalização na UnB; f) Possibilidades de Internacionalização na UnB. Os resultados obtidos mostraram que: a) a Universidade de Brasília carece de uma política de internacionalização; b) os servidores técnicos estão, de maneira geral, alijados dos processos; c) há prevalência de atividades de cooperação tradicional (com países da Europa e os Estados Unidos); d) não há áreas do saber privilegiadas; e) os desafios da UnB na internacionalização estão centrados na questão idiomática, na infraestrutura e na colocação em rankings; f) e que as possibilidades de internacionalização concentram-se nos pontos fortes da Instituição, como a qualidade dos seus professores e servidores e a localização geográfica. Adicionalmente, foi proposto que atividades de internacionalização sejam consideradas nas avaliações de desempenho de servidores e professores.