Resumo:
O presente trabalho tem como tema a avaliação em larga escala, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio, e os elementos da gestão educacional que interferem nos resultados das avaliações externas. A proposta é desenvolvida a partir da análise dos resultados do exame entre os anos de 2012 e 2014 nos Colégios da Rede Marista. O objetivo central é compreender, a partir da percepção dos gestores, a natureza da avaliação e os elementos que influenciam para que os resultados de duas escolas da Rede Marista sejam tão distintos no ENEM neste período, mesmo que estas atendam famílias com perfis socioculturais semelhantes. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e utiliza como metodologia o estudo de caso. Como estratégias de pesquisa, utiliza análise documental de publicações da Rede Marista, análise estatística de microdados do ENEM do Banco de Dados da Rede, obtido junto ao INEP, bem como análise de conteúdo de questionários aplicados aos gestores do Conselho Técnico Administrativo Pedagógico (CTAP) de duas unidades educacionais. Como referencial teórico, foram utilizadas as produções de Freitas (2014), Hoffman (2008), Libâneo (2008), Luckesi (2008), Luckesi (2011), Vasconcellos (1998), Perrenoud (1999), Werle (2010) e Werle (2012) sobre avaliação educacional e avaliação em larga escala. Foi possível concluir que existe um distanciamento entre a proposta dos documentos maristas, a concepção de avaliação dos gestores e a prática avaliativa dos colégios. Compreende-se, a partir das pesquisas desenvolvidas, que são necessárias ações de formação dos profissionais acerca do ENEM, além de um posicionamento mais claro de Rede, com estabelecimento de metas e objetivos para cada colégio. O trabalho demonstra que os elementos da gestão que impactam nos resultados, na percepção dos gestores, são a formação contínua adequada, acompanhamento, empoderamento e inovação. Esses elementos auxiliam na qualificação dos processos e consequentemente, melhoria de resultados.