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O liberalismo democrático-igualitário e a justiça feminista: um novo caminho

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Autor Nielsson, Joice Graciele;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3002965109553965;
Orientador Bunchaft, Maria Eugênia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0509060820651482;
Co-orientador Bedin, Gilmar Antônio;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0553982956028307;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título O liberalismo democrático-igualitário e a justiça feminista: um novo caminho;
Resumo Esta tese investiga a relação existente entre o discurso filosófico sobre justiça e a construção da igualdade de gênero, considerando que o discurso filosófico sobre justiça, ao longo da história tem servido para justificar e perpetuar desigualdades de gênero, ao mesmo tempo em que se constitui em um campo teórico adequado para o florescimento de um discurso capaz de criticar, desestabilizar e alterar tais desigualdades, a partir do potencial emancipatório de sua força crítica. Em sua realização, utiliza o método histórico, analisando as raízes e desenvolvimento das instituições patriarcais e androcêntricas e sua repercussão sobre o atual déficit de empoderamento feminino na sociedade brasileira. Como método de procedimento utiliza o método estruturalista, como método de abordagem, o hipotético-dedutivo, e como técnica de pesquisa, a documentação indireta. Em seu desenvolvimento realiza nos dois capítulos iniciais a tarefa genealógica e de desconstrução do corpus teórico da justiça. O primeiro remontando à filosofia política da Antiguidade grega e da Idade Média, e o segundo remontando à Modernidade e ao século XIX, identificando no discurso de seus principais representantes as construções, diferenciações e opressões de gênero perpetuadas. No terceiro capítulo analisa o corpus teórico de justiça feminista produzido no século XX, e as repercussões de seus debates internos. No capítulo final, analisa os desdobramentos teórico/práticos do movimento feminista no Brasil, evidenciando que as desigualdades de gênero ainda são constantes. A partir de então, apresenta o Liberalismo Democrático-Igualitário como teoria de justiça feminista para o Brasil do século XXI. Tal proposta teórica está assentada nos fundamentos da multidimensionalidade, do igualitarismo, do cosmopolitismo e da democracia participativa, aliando elementos da teoria social participativa de Nancy Fraser, com o liberalismo igualitário das capacidades de Martha Nussbaum. Aliando à teoria das capacidades o potencial emancipatório e democrático da contrapublicidade fraseriana, busca constituir-se em um referencial político capaz de superar o déficit de empoderamento feminino na sociedade brasileira, superando as fragilidades dos feminismos do final do século XX, e recuperando o potencial crítico e emancipatório da filosofia feminista.;
Abstract This thesis investigates the relationship between the philosophical discourse on justice and the construction of gender equality, considering that the philosophical discourse on justice throughout history has served to justify and perpetuate gender inequalities, at the same time as it constitutes A theoretical field suitable for the flowering of a discourse capable of criticizing, destabilizing and altering such inequalities, from the emancipatory potential of its critical force. In its accomplishment, it uses the historical method, analyzing the roots and development of the patriarchal and androcentric institutions and its repercussion on the current deficit of feminine empowerment in Brazilian society. As method of procedure uses the structuralist method, as a method of approach, the hypothetico-deductive, and as research technique, indirect documentation. In its development, it performs in the two initial chapters the genealogical and deconstruction task of the theoretical cropus of justice. The first goes back to the political philosophy of Greek Antiquity and the Middle Ages, and the second goes back to Modernity and to the nineteenth century, identifying in the discourse of its main representatives constructions, differentiations and oppressions of perpetuated genres. In the third chapter it analyzes the theoretical corpus of feminist justice produced in the twentieth century, and the repercussions of its internal debates. In the final chapter, she analyzes the theoretical / practical developments of the feminist movement in Brazil, showing that gender inequalities are still constant. From these analyzes, it presents Democratic-Equal Liberalism as feminist justice theory for Brazil of the 21st century. Such a theoretical proposal is based on the foundations of multidimensionality, egalitarianism, cosmopolitanism and participatory democracy, combining elements of Nancy Fraser's participatory social theory with the equalitarian liberalism of Martha Nussbaum's capabilities. Combining with capacity theory the emancipatory and democratic potential of Fraserian counter-publicity, it seeks to constitute a political framework capable of overcoming the deficit of female empowerment in Brazilian society, overcoming the weaknesses of feminisms of the late twentieth century, and recovering the critical potential And emancipatory of feminist philosophy.;
Palavras-chave Justiça; Gênero; Feminismo; Mulheres; Igualdade; Justice; Gender; Feminism; Women; Equality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-11-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6094;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito;


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