Autor |
Debus, Adriano Rodrigo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1131886879460529; |
Orientador |
Scaletsky, Celso Carnos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6525779922201302; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O uso de ferramentas de design para construção de estratégias de gestão no auxílio à tomada de decisão; |
Resumo |
A gestão utiliza determinadas ferramentas para a tomada de decisão, que são funcionais, porém, pouco inovadoras e criativas. Este estudo adota o uso de ferramentas de design para elaboração de estratégias que apoiem a tomada de decisão no âmbito empresarial. O design por seu caráter holístico e dinâmico, pela sua capacidade multidisciplinar e transversal, pode fornecer respostas e novas possibilidades para decodificação da realidade complexa. O uso de ferramentas, carregadas por estas características do design, possibilitam a criação e reflexão crítica de diversos cenários possíveis, ampliando as opções de estratégias para tomada de decisão. O modelo de processo adotado para a fase exploratória desta pesquisa utilizou características da não-linearidade de acordo a proposta do metaprojeto. Desta forma, o metaprojeto permite que os decisores compreendam a articulação e a complexidade de um processo que envolve toda a empresa e suas unidades estratégicas. A fim de responder aos objetivos desta pesquisa, os dados coletados foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apresentados demonstram que a tomada de decisão dos gestores se baseia no pensamento lógico e técnico, onde consideram a teoria e a prática para determinar suas escolhas. Entretanto, com a realização dos exercícios e a utilização das ferramentas de design, experiências satisfatórias foram proporcionadas aos gestores, como por exemplo, o estímulo à criatividade induzido por uma nova forma de pensar e raciocinar artefatos e a ampliação da capacidade de know-how organizacional.; |
Abstract |
Management uses certain tools for decision making, which are functional, however, little innovative and creative. This study adopts the use of design tools to elaborate strategies that support decision-making in the business environment. The design for its holistic and dynamic character, for its multidisciplinary and transversal capacity, can provide answers and new possibilities for decoding complex reality. The use of tools, loaded by these characteristics of the design, allow the creation and critical reflection of several possible scenarios, expanding the options of strategies for decision making. The process model adopted for the exploratory phase of this research used characteristics of non-linearity according to the proposal of the metaproject. In this way, the meta-project allows decision-makers to understand the articulation and complexity of a process that involves the entire company and its strategic units. In order to respond to the objectives of this research, the data collected were categorized and analyzed through content analysis. The results show that managers' decision-making is based on logical and technical thinking, where they consider theory and practice to determine their choices. However, with the accomplishment of the exercises and the use of the design tools, satisfactory experiences were provided to the managers, for example, the stimulation of creativity induced by a new way of thinking and reasoning of artifacts and the expansion of the capacity of organizational know-how .; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Gestão; Ferramentas de design; Tomada de decisão; Strategic design; Management; Design tools; Decision taking; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-03-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6086; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |