Abstract:
A gestão utiliza determinadas ferramentas para a tomada de decisão, que são funcionais, porém, pouco inovadoras e criativas. Este estudo adota o uso de ferramentas de design para elaboração de estratégias que apoiem a tomada de decisão no âmbito empresarial. O design por seu caráter holístico e dinâmico, pela sua capacidade multidisciplinar e transversal, pode fornecer respostas e novas possibilidades para decodificação da realidade complexa. O uso de ferramentas, carregadas por estas características do design, possibilitam a criação e reflexão crítica de diversos cenários possíveis, ampliando as opções de estratégias para tomada de decisão. O modelo de processo adotado para a fase exploratória desta pesquisa utilizou características da não-linearidade de acordo a proposta do metaprojeto. Desta forma, o metaprojeto permite que os decisores compreendam a articulação e a complexidade de um processo que envolve toda a empresa e suas unidades estratégicas. A fim de responder aos objetivos desta pesquisa, os dados coletados foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apresentados demonstram que a tomada de decisão dos gestores se baseia no pensamento lógico e técnico, onde consideram a teoria e a prática para determinar suas escolhas. Entretanto, com a realização dos exercícios e a utilização das ferramentas de design, experiências satisfatórias foram proporcionadas aos gestores, como por exemplo, o estímulo à criatividade induzido por uma nova forma de pensar e raciocinar artefatos e a ampliação da capacidade de know-how organizacional.